Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20307
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGarcia, Alessandra Simone Martins Munhoz
dc.date.accessioned2020-11-24T13:11:36Z-
dc.date.available2020-11-24T13:11:36Z-
dc.date.issued2016-10-15
dc.identifier.citationGARCIA, Alessandra Simone Martins Munhoz. Análise da alfabetização digital e do letramento digital de alunos do ensino médio de uma escola privada de Londrina/PR. 2016. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20307-
dc.description.abstractIn recent years, information and communication technologies are increasingly synonymous with innovation and improvement in teaching and learning, as it is believed that modified the resources, these act promptly in the way teachers teach and how students learn . The amount of information circulating through the networks that cross borders, requires a new attitude of the individual in front of a technological society. This scenario has generated social and cultural changes and influenced behaviors, which requires the acquisition of new skills and competencies in handling digital media, not only to consume what you have done, but also go further: produce copyright resources through technologies. Considering these assumptions, the elaborate work presents the reality experienced by high school students of a private school in the city of Londrina in the use of Information and Communication Technologies (ICT) in teaching and learning. To map the trajectories of literacy and literacy of students applied field research, descriptive data collection. a data survey was conducted through a questionnaire, interviews and conversations in order to map the most common tools used in this process, behavior on the technology in the learning process and its applicability domain and production material.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectComunicações digitaispt_BR
dc.subjectComputer literacypt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.subjectDigital communicationspt_BR
dc.titleAnálise da alfabetização digital e do letramento digital de alunos do ensino médio de uma escola privada de Londrina/PRpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of digital literacy and digital literacy of high school students of a private London school/PRpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoNos últimos anos, as tecnologias de informação e comunicação são cada vez mais sinônimas de inovação e melhoria no processo de ensino e aprendizagem, pois acreditamos que modificados os recursos, esses agem pontualmente no modo como o professor ensina e o modo como o aluno aprende. A quantidade de informações que circulam pelas redes que ultrapassam fronteiras, necessita de uma nova postura do indivíduo diante de uma sociedade tecnológica. Esse cenário tem gerado mudanças sociais e culturais e influenciado comportamentos, exigindo a aquisição de novas habilidades e competências no manuseio de mídias digitais, não apenas para consumirmos o que se tem pronto, mas também ir além: produzirmos recursos autorais através das tecnologias. Considerando tais pressupostos, o trabalho elaborado apresenta a realidade vivida pelos alunos do Ensino Médio de uma escola privada da cidade de Londrina no âmbito do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino e aprendizagem. Para mapear as trajetórias da alfabetização e letramento dos alunos aplicou-se uma pesquisa de campo, descritiva de levantamento de dados. Foi realizado um levantamento de dados através de um questionário, entrevistas e conversas, a fim de mapear as ferramentas mais comuns usadas neste processo, comportamentos diante das tecnologias no processo de aprendizagem, bem como sua aplicabilidade, domínio e produção de material por síntese de resultado.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Barbeta, Claudia de Faria
dc.contributor.referee1Barbeta, Claudia de Faria
dc.contributor.referee2Guandeline, Eidy Leandro Tanaka de
dc.contributor.referee3Santos, Givan José Ferreira dos
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
Aparece nas coleções:LD - Ensino e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_ENT_II_2016_01.pdf1,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.