Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20294
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDelamuta, Beatriz Haas-
dc.date.accessioned2020-11-24T13:11:21Z-
dc.date.available2020-11-24T13:11:21Z-
dc.date.issued2017-05-30-
dc.identifier.citationDELAMUTA, Beatriz Haas. A construção da concepção de avaliação da aprendizagem para um licenciando: uma discussão. 2017. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20294-
dc.description.abstractThis work presents a qualitative research with an interpretive character that analyzed 31 Teaching Plans (in particular the topic: evaluative procedure) of a Licentiate Course in Chemistry at a public university in Paraná. This research aimed to provoke a reflection about the conception of evaluation constructed by a student of degree from the evaluation practices lived as subject / student evaluated by their teachers. In the work, the regulation was associated to actions of the researcher in observing and analyzing critically all these plans of teaching. The construction of the work generated indications that, even today, this course works very little with the evaluative theme as an opportunity for learning and research practice, since most of the disciplines only discuss how calculations will occur for the final grade, favoring the subjects / students to experience a Summative evaluation. The written test was also evidenced as the main evaluation tool. It was proposed to provoke a reflection on how relevant is the image of the teacher and the professional development of the same for the creation of the conception about evaluation process from the context of this research and present A media educational tool, WebQuest, as an evaluation tool that regulates the educational process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectInternet na educaçãopt_BR
dc.subjectEducation - Evaluationpt_BR
dc.subjectChemistry - Study and teachingpt_BR
dc.subjectInternet in educationpt_BR
dc.titleA construção da concepção de avaliação da aprendizagem para um licenciando: uma discussãopt_BR
dc.title.alternativeThe construction of the evaluation conception of learning for a licenciando: a discussionpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo que analisou 31 Planos de Ensino (em especial o tópico: procedimento avaliativo) de um Curso de Licenciatura em Química em uma universidade pública do Paraná. Nessa pesquisa visou-se provocar uma reflexão e discussão a respeito da concepção de avaliação da aprendizagem construída por um aluno de licenciatura a partir das práticas avaliativas vivenciadas enquanto sujeito/estudante avaliado por seus professores. No trabalho, a regulação esteve associada a ações da pesquisadora em analisar sistematicamente os planos de ensino. A construção do trabalho gerou indícios de que, a temática como oportunidade de aprendizagem e prática de investigação é pouca desenvolvida, pois a maioria das disciplinas apenas discutem como ocorrerá os cálculos para a nota final, favorecendo aos sujeitos/estudantes vivenciarem uma avaliação somativa. Também ficou evidenciado a prova escrita como principal instrumento de avaliação. Procurou-se provocar uma reflexão a respeito do quão relevante é a imagem do professor e o desenvolvimento profissional do mesmo para o desenvolvimento da concepção de avaliação da aprendizagem a partir de sua formação inicial de modo especial, a partir de suas experiências nesse contexto e apresentar um instrumento educacional midiático, WebQuest, como instrumento avaliativo que regula o processo educativo.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Tavares, Marcele-
dc.contributor.referee1Tavares, Marcele-
dc.contributor.referee2Dalto , Jader Otávio-
dc.contributor.referee3Rocha, Zenaide de Fatima Dante Correia-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
Aparece nas coleções:LD - Ensino e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_ENT_III_2017_05.pdf1,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.