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Título: Estado da arte das dissertações PDE/PR sobre o uso da TDIC como instrumento pedagógico entre 2007 a 2017
Título(s) alternativo(s): State of the art of dissertations PDE/PR on the use of TDIC as a pedagogical instrument between 2007 to 2017
Autor(es): Villela, Delba Tenorio Lima Patriota
Orientador(es): Barbeta, Claudia de Faria
Palavras-chave: Publicações científicas
Tecnologia da informação
Professores - Formação
Ensino
Science publishing
Information technology
Teachers, Training of
Teaching
Data do documento: 30-Jun-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: VILLELA, Delba Tenorio Lima Patriota. Estado da arte das dissertações PDE/PR sobre o uso da TDIC como instrumento pedagógico entre 2007 a 2017. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.
Resumo: Esse trabalho é o resultado da pesquisa que teve como tema as produções strictu sensu de professores, que participaram do Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE/PR, de 2007 a 2017, com o objetivo de mapear as dissertações sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), como instrumento pedagógico nas práticas docentes em sala de aula. A partir da delimitação temática, período de produção científica e propósitos dos autores, foi possível fazer o mapeamento, que investigou e analisou a hipótese a que se propôs a pesquisa. Com base na metodologia Estado da Arte caracterizada como bibliográfica, qualitativa do tipo descritiva e analítica, investiu-se na busca das informações que respondessem à seguinte questão: Os professores que participam do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE/PR) lançam mão de tal conhecimento nas práticas pedagógicas em sala de aula, visto o PDE/PR ser um fomentador das TDIC? Para tanto, o levantamento das produções se realizou por meio do banco de dados dos repositórios acadêmicos e profissionais da biblioteca da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná (SEED/PR), via fontes eletrônicas. Todavia, os resultados demonstraram que apesar da formação teórico-prática, muitos dos candidatos a mestres, não apresentaram, de modo expressivo em seus trabalhos finais de curso, propostas práticas que incluíssem o uso das TDIC em suas atividades docentes em sala de aula, como pretendia o PDE/PR. Sendo assim, concluiu-se que a “instrumentalização” ao uso das TDIC não sensibilizou os professores à aplicabilidade das mesmas. Destaca-se também, ao fato, de que muitos ainda não atentaram aos desafios que a Pós Modernidade impõe, não somente enquanto mestres que pretendem ser, mas também como sujeitos que ensinam, compartilham conhecimentos e aprendem a viver e a conviver num contexto ávido por mudanças e marcado pela era das tecnologias dos novos tempos.
Abstract: This work is the result of the research that had as its theme the strictu sensu productions of teachers who participated in the Educational Development Program - PDE / PR, from 2007 to 2017, with the objective of mapping the dissertations on the use of Digital Information Technologies And Communication (TDIC) as a pedagogical tool in teaching practices in the classroom. From the thematic delimitation the period of scientific production and the authors' purposes, it was possible to do the mapping in which the hypothesis that the research was proposed was investigated and analyzed. Based on the State of the Art methodology characterized as bibliographical, qualitative of the descriptive and analytical type, we invested in the search for information that answered the following question: Teachers participating in the Educational Development Program (PDE/PR) use such knowledge in Pedagogical practices in the classroom, since the PDE / PR is a promoter of the TDIC? To do so, the collection of the productions was done through the database of the academic and professional repositories of the library of the State Secretariat of Education of the State of Paraná (SEED/PR) via electronic sources. However, the results showed that, despite theoretical and practical training, many of the candidates for masters did not expressively present in their final course papers practical proposals that included the use of TDIC in their teaching activities in the classroom, such as Intended the (PDE/PR). Thus it was concluded that the "instrumentalization" to the use of TDIC did not sensitize teachers to their applicability. It is also worth noting that many have not yet paid attention to the challenges posed by postmodernism. Not only as teachers who pretend to be, but also as subjects who teach, share knowledge and learn to live and live in a context greedy for changes marked by technologies the age of the new times.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20289
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