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Título: Gestão e organização da Educação de Jovens e Adultos: uma análise a partir dos documentos oficiais
Autor(es): Carvalho, Luis Fernando de
Orientador(es): Dutra, Alessandra
Palavras-chave: Educação de adultos
Ensino - Legislação
Adult education
Educational law and legislation
Data do documento: 16-Abr-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: CARVALHO, Luis Fernando de. Gestão e organização da Educação de Jovens e Adultos: uma análise a partir dos documentos oficiais. 2014. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2014.
Resumo: Esta pesquisa teve o objetivo de realizar alguns apontamentos referentes à gestão e à estrutura da modalidade de educação de jovens, adultos, mulheres, população marginalizada, negros, indígenas e idosos proporcionadas por meio das redes e sistemas de ensino estadual e municipal a partir da análise dos documentos oficiais sobre a EJA no Brasil, mais precisamente em Londrina e no Estado do Paraná. Como metodologia de trabalho preocupou-se em desenvolver à luz de uma breve consideração acerca do contexto histórico uma reflexão sobre os meios e ideologias na alfabetização de jovens e adultos no Brasil. Ainda, pudemos compreender as demandas e desafios na árdua via educacional que viabiliza a modalidade de ensino em questão a partir de revisão bibliográfica e pesquisa em parte da legislação brasileira que preconiza a alfabetização e o letramento dos sujeitos da EJA – indivíduos estes que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na aurora de suas vidas. Os documentos oficiais também foram analisados no intuito de entrelaçar a relação entre a teoria e prática. Os resultados levantados permitem novas questões em favor de uma educação de jovens e adultos emancipatória com vistas a formação cidadã do sujeito com comprometimento e qualidade.
Abstract: This research aimed to make some notes regarding the management and structure of the education of youth, adults, women, marginalized population, blacks, indians and seniors provided via networks and state and local school systems from the analysis of official documents on EJA in Brazil, more precisely in Londrina in Parana State. As methodology was concerned to develop in the light of a brief account about the historical context a reflection on the means and ideologies in literacy for youth and adults in our country. Still, we understand the demands and challenges in the arduous educational pathway that enables the teaching modality in question begins with a literature review and research of brazilian law that advocates literacy and literacy of the subjects of the EJA - those individuals who had no opportunity of completing his studies at the dawn of their lives. The official documents were also analyzed in order to interweave the relationship between theory and practice. The results allow new questions raised in favor of an emancipatory education of youth and adults with a view to citizen subject formation with commitment and quality.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20183
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