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Título: Aprendendo história com jogos digitais: o jogo Assassin’s Creed Unity em sala de aula
Título(s) alternativo(s): Learning history with digital games: the game Assassin’s Creed Unity in the classroom
Autor(es): Souza, Sabrina Silva de
Orientador(es): Martins, Claudia Beatriz Monte Jorge
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Inovações educacionais
Jogos para computador
Educação - Recursos audiovisuais
História - Ensino auxiliado por computador
Educational technology
Educational innovations
Computer games
Education - Audio-visual aids
History - Computer-assisted instruction
Data do documento: 12-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SOUZA, Sabrina Silva de. Aprendendo história com jogos digitais: o jogo Assassin’s Creed Unity em sala de aula. 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) dentro do ambiente escolar nos diferentes ciclos de aprendizagem permite um número cada vez maior de possibilidades metodológicas. O presente estudo tem como tema o uso dos jogos digitais em sala de aula, mais especificamente na disciplina de História. O objetivo geral é analisar o jogo Assassin’s Creed Unity como uma possibilidade metodológica nas aulas de História sobre a Revolução Francesa. O jogo analisado está classificado como history game, ou seja, jogo de simulação que retrata o passado, não necessariamente de forma fidedigna, mas que reconstitui um determinado período histórico, suas roupas, construções, armamentos, etc.. Assassin’s Creed Unity é um jogo de simulação, ação e aventura ambientado na Revolução Francesa (1789-1799). Esse período é marcado por grandes tensões sociais entre a nobreza e o povo. Esse acontecimento teve grande importância na História ocidental, de tal maneira que delimita o final da Idade Moderna e início da Idade Contemporânea. O jogo Assassin’s Creed Unity foi lançado pela empresa francesa Ubisoft, em sua sede no Canadá, no ano de 2014. Faz parte de uma série de jogos eletrônicos e baseia-se na rivalidade de duas sociedades secretas: os Assassinos e os Templários. Os objetivos estabelecidos para este trabalho foram: descrever as principais características dos jogos digitais, tipo history game; identificar as possibilidades metodológicas dos jogos digitais e apresentar uma sequência didática para uso do jogo Assassin’s Creed Unity nas aulas sobre a Revolução Francesa. Adotou-se uma investigação qualitativa e uma pesquisa de avaliação como metodologia, uma vez que se procura verificar o potencial pedagógico de um jogo. Como resultados há a delimitação, descrição e análise de três categorias de elementos presentes no jogo e que podem ser utilizados para a sua aplicação didático-pedagógica. A partir dessas categorias é proposta uma sequência didática contemplando o jogo Assassin’s Creed Unity nas aulas sobre a Revolução Francesa. Com esta pesquisa busca-se trazer elementos que auxiliem os docentes a usar jogos digitais didaticamente nas aulas de História.
Abstract: The use of Information and Communication Technologies (ICT) in the educational environment in the different learning cycles has led to an increasing number of methodological possibilities. The theme of the present study is the use of digital games in the classroom, more specifically in the discipline of History. The general objective is to analyze the game Assassin's Creed Unity as a methodological possibility in the History classes on the French Revolution. The game analyzed is classified as a history game, that is, a simulation game that portrays the past, not necessarily in a trustworthy way, but which reconstitutes a certain historical period, its clothes, constructions, armaments, etc.. Assassin’s Creed Unity is a simulation, action and adventure game set in the French Revolution (1789-1799). This period is marked by great social tensions between the nobility and the people. This event was of great importance in Western history, in such a way that it marks the end of the Modern Age and the beginning of the Contemporary Age. Assassin’s Creed Unity was launched by the French company Ubisoft at its headquarters in Canada in the year 2014. It is part of a series of electronic games and it is based on the rivalry between two secret societies: the Assassins and the Templars. The objectives established for this work were: to describe the main characteristics of digital games, more specifically of history games; to identify the methodological possibilities of digital games and to present a didactic sequence to use the game Assassin’s Creed Unity in the classes on French Revolution. This study adopted a qualitative research design and it also followed an evaluation research design. The aim was to try to verify the pedagogical potential of history games. The results were the delimitation, description and analysis of three categories of elements that are present in the game and that can be used didactically and pedagogically. Based on these categories, a didactic sequence contemplating the game Assassin’s Creed Unity is proposed for classes about the French Revolution. This research seeks to bring elements that can help teachers to use digital games didactically in history classes.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19965
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