Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19832
Título: Implementação de um roteador em um computador executando o sistema operacional Linux
Autor(es): Lobato, André de Macedo Portugal
Orientador(es): Nabas, Kleber Kendy Horikawa
Palavras-chave: Roteadores (Rede de computador)
Linux (Sistema operacional de computador)
Ruters (Computer network)
Linux (Operating systems)
Data do documento: 11-Dez-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LOBATO, André de Macedo Portugal. Implementação de um roteador em um computador executando o sistema operacional Linux. 2012. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
Resumo: Este trabalho descreve a implementação de um roteador em um computador composto apenas de placa-mãe, processador, memória RAM e interfaces de rede, sem unidades de armazenamento locais, inicializado e configurado através da rede. Este computador executa a distribuição Tiny Core Linux do sistema operacional Linux e o Quagga, um conjunto de programas que implementam protocolos de roteamento. São apresentados o Tiny Core Linux e o Quagga. São descritos os procedimentos de personalização do arquivo de imagem do Tiny Core Linux, para incluir o Quagga e outras extensões necessárias, e de configuração de um servidor, de onde o computador com função de roteador é inicializado e configurado. Também é descrito o teste um computador com função de roteador, em uma rede contendo, além deste computador e o servidor, um modem ADSL com roteador integrado e o computador de um usuário. O teste mostra que o Quagga pode se comunicar com outro roteador e que o computador com função de roteador pode possuir pouca memória RAM.
Abstract: This work describes the implementation of a router on a computer comprised of only a motherboard, a processor, RAM memory and network interfaces, with no local storage units, booted and configured from the network. This computer runs Tiny Core Linux distribution of Linux operating system and Quagga, a software suite that implements routing protocols. Tiny Core Linux and Quagga are presented. The procedures of customizing the image file of Tiny Core Linux, to include Quagga and other necessary extensions, and of configuring a server, where the computer functioning as a router boots and is configured from, are described. The test of a computer functioning as a router, on a network with, beyond this computer and the server, an ADSL modem with an integrated router and a user’s computer, is also described. The test shows that Quagga can communicate with another router and that the computer functioning as a router can have little RAM memory.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19832
Aparece nas coleções:CT - Software Livre aplicado à Telemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CESOL_I_2012_01.pdf633,1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.