Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19791
Título: Armaduras especiais para concreto estrutural: tópicos sobre manifestações patológicas
Autor(es): Souza, Mauro Eduardo de
Orientador(es): Moreira, Amacin Rodrigues
Palavras-chave: Concreto - Estrutura
Construção civil
Concreto armado
Concrete - Structure
Building
Reinforced concrete
Data do documento: 14-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SOUZA, Mauro Eduardo de. Armaduras especiais para concreto estrutural: tópicos sobre manifestações patológicas. 2014. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: A presente pesquisa aborda, por meio de revisão bibliográfica, os mecanismos de funcionamento consagrados no âmbito técnico para o detalhamento de armadura de resistência local (fendilhamento, flambagem de barras comprimidas, costura, armadura de suspensão e equilíbrio de desvio de esforços longitudinais) cuja principal função é absorver esforços de trações localizados nos elementos de modo a lhes permitir funcionar conforme idealizado. Além disso, o estudo tem por finalidade relacionar, mediante estudos já existentes, omissões ou falhas no detalhamento de cada tipo de armadura de resistência local com manifestações patológicas que acometem as estruturas correntes de concreto, incluindo estruturas de concreto protendido, concreto armado e estruturas pré-moldadas. Os resultados da pesquisa demonstram que as patologias geradas por deficiência dessas armaduras têm tratamento difícil e oneroso, quando exequível, muito embora haja normas brasileiras prescrevendo grande número de recomendações para minimizar tais vícios.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19791
Aparece nas coleções:CT - Patologia das Construções

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEPAC_V_2014_07.pdf1,91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.