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Título: Promenade arquitetônica e suas características cinematográficas
Título(s) alternativo(s): Architetural promenade and its cinematographic features
Autor(es): Pagnoncelli, Hermínio Antonio
Orientador(es): Graça, Rodrigo André da Costa
Palavras-chave: Arquitetura
Cinema
Arte narrativa
Espaço (Arquitetura)
Architecture
Motion pictures
Narrative art
Space (Architecture)
Data do documento: 5-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: PAGNONCELLI, Hermínio Antonio. Promenade arquitetônica e suas características cinematográficas. 2018. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Narrativas Visuais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Este trabalho trata de uma pesquisa exploratória sobre as influências do cinema no âmbito da arquitetura. O objetivo é investigar e identificar as características que já foram utilizadas em obras reconhecidas de forma que se possa estudá-las. Para tal, parte-se do conceito de promenade arquitetônica, que ao gerar um percurso preconizado tem como prerrogativa certas intenções ao deixar à mostra ou esconder certos aspectos do espaço construído. Dentro desse espectro a linguagem do cinema é examinada como um conjunto de ferramentas que geram sentido no filme, e por consequência, potencialmente na arquitetura. A pesquisa se apoia nos conceitos desenvolvidos por Le Corbusier (1998), Bernard Tschumi (1996) e Sergei Eisenstein (2002), em relação, respectivamente, as intenções da arquitetura, limites e espaços sequências, e a montagem cinematográfica – suas ideias são exemplificadas apresentando duas obras, o parque La Villette (1982) e um trecho específico do filme Columbus (2017).
Abstract: This work deals with an exploratory research on the influences of cinema in the ambit of architecture. The objective is to investigate and identify the features that have already been used in recognized works so that they can be studied. For this, it begins with the concept of architectural promenade, that generates a recommended path with the prerogative of certain intentions when showing or hiding some aspects of the built space. Within this spectrum the language of cinema is examined as a set of tools that generate meaning in the film, and consequently, potentially in architecture. The research is based on the concepts developed by Le Corbusier (1998), Bernard Tschumi (1996) and Sergei Eisenstein (2002), respectively, regarding architectural intentions, limits and spaces sequences, and cinematographic assembly - their ideas are exemplified presenting two works, La Villette Park (1982) and a specific excerpt from the movie Columbus (2017).
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19782
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