Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19746
Título: Narrativa, história e literatura em Nihonjin, de Oscar Nakasato
Autor(es): Teixeira, Samuel Rodrigues
Orientador(es): Nascimento, Naira de Almeida
Palavras-chave: Nihonjin - Análise
Metaficção
Nihonjin - Analysis
Metafiction
Data do documento: 2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: TEIXEIRA, Samuel Rodrigues. Narrativa, história e literatura em Nihonjin, de Oscar Nakasato. 2014. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: A pesquisa apresentada busca analisar o romance Nihonjin, de Oscar Nakasato, publicado em 2011, a partir do prisma da metaficção historiográfica, proposto pela pesquisadora canadense Linda Hutcheon, em sua obra A poética do Pós- Modernismo. Para esta autora os romances históricos produzidos após a décade de 50 apresentariam características semelhantes, que seriam frutos de mudanças ocorridas na forma como percebemos a história em função das críticas propostas por historiadores e críticos literários sobre a proximidade entre esta área e a literatura. Tais romances se caracterizariam por apresentar visões discordantes de grandes fatos e processos históricos, normalmente criadas por narradores conscientes de seu papel como recriadores de visões históricas que, assim como outras, têm sua parcela de verdade. Na análise elencamos cinco pontos principais destacados pela autora como características destes romances e demonstramos como eles aparecem no romance de Nakasato, utilizando também, para enriquecer a análise textos de historiadores que versam sobre o assunto.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19746
Aparece nas coleções:CT - Literatura Brasileira e História Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_LBHN_IX_2013_22.pdf267,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.