Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19638
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMachado, Reginaldo de Souza
dc.date.accessioned2020-11-23T20:21:19Z-
dc.date.available2020-11-23T20:21:19Z-
dc.date.issued2019-09-26
dc.identifier.citationMACHADO, Reginaldo de Souza. Pensamento computacional: a nova disciplina no ensino básico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19638-
dc.description.abstractThis article aims to present the importance of Computational Thinking in Education and life, as well as to propose the construction of a new discipline, or as put by the BNCC (Common National Curricular Base) “curriculum component”, for the development of practices. To substantiate all the content, numerous researches were done by authors discussing the same theme, curricula from other countries that use similar proposals and current practices in Brazil that were recently “designed” through the BNCC. In addition a Maker or “hands-on” class model is proposed, with the use of various tools and differentiated methodology.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectInteligência computacionalpt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectRobóticapt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectEducação - Efeito das inovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectComputational intelligencept_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectRoboticspt_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.subjectEducation - Effect of technological innovations onpt_BR
dc.titlePensamento computacional: a nova disciplina no ensino básicopt_BR
dc.title.alternativeComputational thinking: the new discipline in basic educationpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEsse artigo tem por objetivo apresentar a importância do Pensamento Computacional na Educação e na vida, bem como propor a construção de uma nova disciplina, ou como colocado pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) “componente curricular”, para desenvolvimento das práticas. Para fundamentar todo o conteúdo, foram feitas inúmeras pesquisas de autores, que discutem o mesmo tema, currículos de outros países que utilizam propostas semelhares e as atuais práticas no Brasil que foram recém “desenhadas” através da BNCC. Além disso é proposto um modelo de aula Maker ou “mão na massa”, com utilização de várias ferramentas e metodologia diferenciada.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Dantas, Sérgio Carrazedo
dc.contributor.referee1Dantas, Sérgio Carrazedo
dc.contributor.referee2Ferreira, Guilherme Francisco
dc.contributor.referee3Dorigão, Antônio Marcos
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Inovação e Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Inovação e Tecnologias na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_INTEDUC_I_2019_41.pdf1,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.