Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19638
Título: Pensamento computacional: a nova disciplina no ensino básico
Título(s) alternativo(s): Computational thinking: the new discipline in basic education
Autor(es): Machado, Reginaldo de Souza
Orientador(es): Dantas, Sérgio Carrazedo
Palavras-chave: Inteligência computacional
Tecnologia educacional
Robótica
Metodologia
Educação - Efeito das inovações tecnológicas
Computational intelligence
Educational technology
Robotics
Methodology
Education - Effect of technological innovations on
Data do documento: 26-Set-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MACHADO, Reginaldo de Souza. Pensamento computacional: a nova disciplina no ensino básico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Esse artigo tem por objetivo apresentar a importância do Pensamento Computacional na Educação e na vida, bem como propor a construção de uma nova disciplina, ou como colocado pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) “componente curricular”, para desenvolvimento das práticas. Para fundamentar todo o conteúdo, foram feitas inúmeras pesquisas de autores, que discutem o mesmo tema, currículos de outros países que utilizam propostas semelhares e as atuais práticas no Brasil que foram recém “desenhadas” através da BNCC. Além disso é proposto um modelo de aula Maker ou “mão na massa”, com utilização de várias ferramentas e metodologia diferenciada.
Abstract: This article aims to present the importance of Computational Thinking in Education and life, as well as to propose the construction of a new discipline, or as put by the BNCC (Common National Curricular Base) “curriculum component”, for the development of practices. To substantiate all the content, numerous researches were done by authors discussing the same theme, curricula from other countries that use similar proposals and current practices in Brazil that were recently “designed” through the BNCC. In addition a Maker or “hands-on” class model is proposed, with the use of various tools and differentiated methodology.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19638
Aparece nas coleções:CT - Inovação e Tecnologias na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_INTEDUC_I_2019_41.pdf1,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.