Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19615
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVeiga, André Barroso da
dc.date.accessioned2020-11-23T20:20:57Z-
dc.date.available2020-11-23T20:20:57Z-
dc.date.issued2019-09-27
dc.identifier.citationVEIGA, André Barroso da. Produção de recursos educacionais digitais para o ensino técnico em audiovisual. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19615-
dc.description.abstractThis research has as study the production of Digital Educational Resources, RED, and as the main objective to analyze a DER to be used in the Technical Course of Production in Audio and Video, offered by the State High School of Paraná. In this research, the RED, which can be of great support in the classroom teaching practice besides promoting extra-class study, have been observed in their creation and production processes with the students of this course. A theoretical basis has been built from authors such as Babin and Kouloumdjian, Cortelazzo, Kenski, Lévy, Santos and Tarouco, to understand the importance of the connections between teaching and digital information and communication technologies, mainly in technical education for audiovisual production. The results are presented in a report on the creation and production of these Digital Educational Resources, worked during 2018 and 2019, focusing on the media used for their creation and the ways for their pedagogical application.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino técnicopt_BR
dc.subjectCinema - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectRecursos audiovisuaispt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectTechnical educationpt_BR
dc.subjectMotion pictures - Study and teachingpt_BR
dc.subjectAudio-visual materialspt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleProdução de recursos educacionais digitais para o ensino técnico em audiovisualpt_BR
dc.title.alternativeProduction of digital educational resources for audiovisual technical educationpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objeto a produção de Recursos Educacionais Digitais, RED. O objetivo geral é analisar uma produção de RED para o Curso Técnico de Produção em Áudio e Vídeo, ofertado pelo Colégio Estadual do Paraná. Nesta pesquisa, os RED que podem dar robustez para as aulas presenciais além de fomentar o estudo extraclasse, são observados em seus processos de criação e produção pelos estudantes do curso em questão. Percorreu-se um caminho teórico por autores como Babin e Kouloumdjian, Cortelazzo, Kenski, Lévy, Tarouco e Santos , para compreensão sobre a importância da articulação entre o ensino e as tecnologias digitais de informação e comunicação, particularmente no ensino técnico para a produção audiovisual. Os resultados são apresentados em um relatório sobre a criação e produção desses Recursos Educacionais Digitais, trabalhados durante os anos de 2018 e 2019, focando nas mídias utilizadas para sua produção e nos modos escolhidos para sua aplicação pedagógica.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo
dc.contributor.referee1Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo
dc.contributor.referee2Silva, Henrique Oliveira da
dc.contributor.referee3Conrad, Kalliandra Quevedo
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Inovação e Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Inovação e Tecnologias na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_INTEDUC_I_2019_07.pdf1,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.