Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19574
Título: Proposta de processo de viabilização de investimentos em tecnologias baseado no conceito de Stage-Gate
Autor(es): Pessoa, Diego Rodrigues
Orientador(es): Romano, Cezar Augusto
Palavras-chave: Estudos de viabilidade
Planejamento estratégico
Investimentos - Análise
Tecnologia
Feasibility studies
Strategic planning
Investment analysis
Technology
Data do documento: 4-Out-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: PESSOA, Diego Rodrigues. Proposta de processo de viabilização de investimentos em tecnologias baseado no conceito de Stage-Gate. 2013. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: A pesquisa foi desenvolvida em uma empresa do setor industrial de grande porte que detém a liderança nacional do setor manufatureiro, onde se observa que o processo de prospecção, análise e de decisão, relacionado às necessidades de implementação de novas tecnologias, ocorre de forma desestruturada e, às vezes, até informal, fazendo com que a empresa siga em direções divergentes e sem o alinhamento necessário com o planejamento estratégico. O trabalho consiste na proposição de um processo voltado à viabilização de investimentos em tecnologias, análogo ao processo de Stage-Gate para desenvolvimento de produtos, também levando em consideração os bens intangíveis, como os presentes em tecnologias avançadas de manufatura (AMTs). Portanto, a pesquisa em questão, constitui não só em um estudo de caso, mas em uma pesquisa-ação com aspectos qualitativos, baseada em entrevistas e reuniões com os envolvidos no processo estudado. A pesquisa evidencia o processo de prospecção e análise de investimentos em tecnologia da empresa como sendo um processo carente de padronizações e formalizações. O principal resultado é a proposta de um processo caracterizado por fases de análises qualitativas, técnicas e financeiras e filtros de diversos níveis, essência do conceito de Stage-Gate, criado por Robert G. Cooper.
Abstract: The study was conducted in a large industrial company that holds national leadership in the manufacturing sector, in which observes that the process of exploration, analysis and decision making, related to new technologies implementation, occurs in an unstructured and informal way, causing the company to follow different directions or without the ideal strategic planning alignment. The work aims at a technology investment appraisal process proposal, analogous to the process of Stage-Gate product development, also taking into account the intangibles, such as those present in advanced manufacturing technologies (AMTs). And so, the research consists not just of a case study, but of a research-action with qualitative features, based on interviews and meetings with those involved in the studied process. The case study highlights the company’s process of exploration and analysis of investments in technology as a lacking in standardization and formalization process. The main result is a proposal of a process characterized by stages of qualitative, technical and financial analyzes besides the multiple gates, the essence of Stage-Gate concept, created by Robert G. Cooper.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19574
Aparece nas coleções:CT - Gestão Estratégica da Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GEP_X_2012_03.pdf881,98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.