Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19572
Título: A otimização da produção de serviços em agenciamento de importação aérea na região de Curitiba: o caso da Mundo Log
Autor(es): Imada, Cynthia Iwai
Orientador(es): Magalhães, Ana Cristina Macedo
Palavras-chave: Logística
Aviões de carga
Planejamento estratégico
Logistics
Transport planes
Strategic planning
Data do documento: 20-Ago-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: IMADA, Cynthia Iwai. A otimização da produção de serviços em agenciamento de importação aérea na região de Curitiba: o caso da Mundo Log. 2013. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma análise da estrutura logística dos serviços prestados em agenciamento de cargas de importação aérea na região de Curitiba. Apresenta conceitos referentes ao Transporte Aéreo e suas principais características, o papel do Agente de Cargas na logística de importação aérea e a Gestão Estratégica na produção de serviços. Complementado por uma pesquisa de natureza aplicada e qualitativa, o estudo verificou, por meio de questionário, a estrutura logística dos serviços prestados em agenciamento de cargas de importação aérea na região de Curitiba. Traz como resultado do estudo um panorama das iniciativas da Infraero para melhorar a infraestrutura do Aeroporto Internacional Afonso Pena, apontado como um dos principais entraves para otimização da produção de serviços em agenciamento de importação aérea na região de Curitiba.
Abstract: This survey presents an analysis of the logistics structure of the services provided by Freight Forwarders in air importation at Curitiba ́s region. It presents concepts of Air Transportation, the function of the Freight Forwarder in the air importation logistics and the Strategic Production of Service Management. Complemented by a survey with an applied and qualitative nature, the study verified by way of questionnaires, the logistics structure of the services provided by Freight Forwarders in air importation at Curitiba ́s region. The result of this study is a panorama of Infraero ́s initiative to improve the infrastructure of International Airport Afonso Pena that was pointed as one of the most important problem to optimize the service ́s production in importation by air with Freight Forwarders at Curitiba ́s region.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19572
Aparece nas coleções:CT - Gestão Estratégica da Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GEP_X_2012_02.pdf657,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.