Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19489
Título: Estudo de caso: Política de segurança e utilização de recursos da informação em uma empresa de médio porte
Autor(es): Finger Junior, Heraldo Cardoso
Orientador(es): Mendes, Christian Carlos de Souza
Palavras-chave: Tecnologia da informação
Sistemas de segurança
Política organizacional
Gestão do conhecimento
Information technology
Security systems
Office politics
Knowledge management
Data do documento: 27-Nov-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FINGER JUNIOR, Heraldo Cardoso. Estudo de caso: política de segurança e utilização de recursos da informação em uma empresa de médio porte. 2014. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: Uma das grandes preocupações do mundo empresarial, na atualidade, é garantir a segurança das informações e dados, devido ao grande número de invasores de sistemas, roubos de dados, crimes cibernéticos, propagação de vírus de computador, hackers, crackers e tantos outros fatores que interferem nos mecanismos de segurança dos seus ativos. Este Estudo de Caso “Políticas de utilização de recursos de TI” tem por objetivo identificar e avaliar como acontece o Sistema de Gestão e Segurança da Informação na instituição PARANACIDADE, empresa que tem por missão prestar serviços para o Estado do Paraná, bem como sugerir a implantação e execução de um controle que venha a garantir a segurança da informação em conformidade com a política já adotada pela empresa, também em conformidade com a regulamentação NBR ISO/IEC 27001 E 27002 DE 2006 que visa a segurança da informação. Foi aplicado questionário aos funcionários da empresa a fim de avaliar o nível de conhecimento e entrosamento dos mesmos com o tema, para uma aplicação eficaz com resultados satisfatórios quanto à proteção das informações. Com base nos resultados obtidos e de acordo com a pesquisa sobre o tema, foram delineadas propostas e melhorias a serem implementadas, na tentativa de garantir a aplicação efetiva de uma Política de Segurança da Informação.
Abstract: One of biggest concern on business world today is to ensure data and information security, due to high number of hackers, stolen data, cyber-crimes, virus propagation, crackers e so many other factors that may intervene on mechanism security of their assets. This case study “IT resource utilization policy” has as goal to identify and assess Information Security Management System of PARANACIDADE, entity that has as mission to provide services to Parana State, as well to suggest implementation and execution of controls that may ensure information security in accordance of policy already in use by the company, also in accordance of NBR ISO/IEC 27001 and 27002 of 2006 regulation intended for information security. It was applied a questionnaire for company employees, in order to verify knowledge and engagement about this issue, for an efficient application with information protection satisfactory results. Founded on obtained results and in accordance to theme research, it was outlined enhancements proposal to be implemented, as attempt to ensure an effective application of Information Security Policy.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19489
Aparece nas coleções:CT - Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GETIC_III_2015_7.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
940,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.