Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19420
Título: O fenômeno do "crowdsourcing" no Brasil: um mapeamento sistemático
Autor(es): Trevisani, Pedro Machado Guillen
Orientador(es): Graeml, Alexandre Reis
Palavras-chave: Tecnologia da informação
Comunicação na tecnologia
Terceirização
Solução de problemas em grupo
Information technology
Communication of technical information
Contracting out
Group problem solving
Data do documento: 16-Nov-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: TREVISANI, Pedro Machado Guillen. O fenômeno do "crowdsourcing" no Brasil: um mapeamento sistemático. 2017. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: O crowdsourcing é um novo meio para a resolução de problemas por meio da colaboração coletiva e vem atraindo interesse das organizações e da academia. Por ser um termo relativamente novo ainda existe uma indefinição sobre quais atividades podem ser definidas como crowdsourcing e como as diversas áreas do conhecimento podem se beneficiar desse recurso. Esse estudo tem o objetivo de realizar um mapeamento sistemático a partir de artigos científicos com a finalidade de compreender como o tema está sendo abordado no Brasil, como estão sendo realizadas as pesquisas e as discussões acerca deste fenômeno e quais áreas do conhecimento estão buscando esse tipo de alternativa. Para isso, foram selecionados 76 artigos que abordam a temática em bases de dados nacionais e criados critérios de classificação com o objetivo de responder a esses questionamentos e compreender o atual estado do crowdsourcing no Brasil.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19420
Aparece nas coleções:CT - Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GETIC_2016_7.pdf852,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.