Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19329
Título: Proposta de sistematização do processo de desenvolvimento de produtos em uma indústria têxtil automotiva
Autor(es): Gobbo, Karla Santos
Orientador(es): Catapan, Márcio Fontana
Palavras-chave: Indústria automobilística
Indústria têxtil
Projeto de produto
Administração de projetos
Automobile industry and trade
Textile industry
Product design
Project management
Data do documento: 14-Mar-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GOBBO, Karla Santos. Proposta de sistematização do processo de desenvolvimento de produtos em uma indústria têxtil automotiva. 2019. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Desenvolvimento de Produtos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de sistematização para o desenvolvimento de produtos em uma indústria têxtil automotiva. A proposta parte da necessidade das indústrias em rever os processos atuais de desenvolvimento de produtos visando manter-se no mercado e seguir a estratégia de negócio da empresa. A gestão aborda à sugestão de uma alternativa de modelo referencial genérico de desenvolvimento de Produtos para esse tipo de segmento. Como ponto de partida apresenta-se a revisão bibliográfica das etapas de processo de desenvolvimento e os softwares utilizados no gerenciamento de projeto. Em sequência, foram identificadas as etapas do Processo de Gestão de Desenvolvimento de Produtos, inserindo o MS-Project no estruturamento de cada etapa do PDP. Por último, foi feito uma simulação de desenvolvimento de tecidos utilizando o MS-Project, afim de apresentar a utilidade desse software no PDP. Como principal contribuição este trabalho apresenta um modelo referencial para auxiliar as indústrias a planejarem seus processos de desenvolvimento e consequentemente elevar as oportunidades de sucesso do produto e também de demonstrar a importância de possuir cada etapa de processo de desenvolvimento bem definida para se chegar em um produto que supra às necessidades dos clientes. Como resultado pode-se afirmar que a ferramenta proposta contribui para a gestão de desenvolvimento de produto e que a estruturação proposta de um modelo específico para o setor têxtil automotivo é adequada para uma futura implementação.
Abstract: This paper presents a systematization proposal for the development of products in an automotive textile industry. The proposal starts from the need of the industries to review the current product development processes in order to remain in the market and follow the company's business strategy. Management addresses the suggestion of an alternative generic reference template for product development for this type of segment. As a starting point, we present the bibliographic review of the stages of the development process and the software used in project management. In sequence, the steps of the Product Development Management Process were identified, inserting the MS-Project into the structure of each stage of the PDP. Finally, a tissue development simulation was done using MS-Project, in order to present the utility of this software in the PDP. As a main contribution, this work presents a reference model to help the industries to plan their development processes and consequently increase the chances of success of the product and to demonstrate the importance of having each stage of development process well defined to arrive at a product that suits the needs of customers. As a result, it can be affirmed that the proposed tool contributes to the management of product development and that the proposed structuring of a specific model for the automotive textile sector are adequate for a future implementation.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19329
Aparece nas coleções:CT - Gestão de Desenvolvimento de Produtos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEGDP_XIII_2019_8.pdf2,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.