Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19328
Título: Diagnóstico do nível de maturidade do processo de desenvolvimento de produto de uma montadora de veículos na etapa de concepção de produto
Autor(es): Barbanti, Kaio Cezar de Andrade
Orientador(es): Cararo, Nilton Luiz
Palavras-chave: Projeto de produto
Indústria automobilística
Engenharia de produção
Product design
Automobile industry and trade
Production engineering
Data do documento: 31-Jan-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BARBANTI, Kaio Cezar de Andrade. Diagnóstico do nível de maturidade do processo de desenvolvimento de produto de uma montadora de veículos na etapa de concepção de produto. 2019. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Desenvolvimento de Produtos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: O setor automotivo está inserido em uma atmosfera de competitividade cada vez mais acirrada. Uma montadora que almeja ascender na liderança do mercado precisa entregar um produto alinhado com as exigências dos clientes, com um preço competitivo em relação ao seu competidor, a um custo menor e no menor tempo possível. O processo de desenvolvimento de produtos (PDP) é um fator estratégico no qual as empresas podem de maneira estruturada e planejada alcançar esses objetivos. A institucionalização e a padronização das melhores práticas, ferramentas e técnicas do PDP podem determinar o nível de maturidade da empresa nesse processo. O objetivo desse trabalho consiste em compreender, através de revisão bibliográfica, os métodos mais conhecidos para se medir o nível de maturidade de uma instituição, e por meio da seleção de um método, diagnosticar o nível de maturidade da empresa alvo do estudo. Para o estudo de caso, foi selecionada uma determinada montadora de automóveis instalada no Brasil, com a sede do seu departamento de Engenharia de Produto localizada na Região Metropolitana da cidade de Curitiba. O diagnóstico tem base nos níveis de maturidade do modelo unificado, de referência no processo de desenvolvimento de produtos, proposto por Rozenfeld et al. (2006). A aplicação do modelo resultou na aferição do nível de maturidade da empresa como sendo nível 5 (Melhoria Continua), evidenciando as boas ações já empregadas pela montadora, além de apontar melhorias de processo que podem aumentar ainda mais a eficiência do processo de desenvolvimento de produtos da montadora.
Abstract: A competitive atmosphere surrounds the automotive market. Any OEM that seeks for the market leadership needs to deliver a product oriented by the customer will, with competitive price compared to its competitor, with a lower cost to the company and within the shortest possible time. The product development process (PDP) is a strategic factor in which companies can achieve its goals. The institutionalization and standardization of the best practices, tools and techniques of the PDP can determine the level of maturity of the company in this process. The main goal of this work is to understand and select through bibliographic review, the best methods to measure the maturity level of a company from the automotive industry. For the case study, it was selected an automotive company with plant at Brazil and which its P&D department is located in Curitiba. The diagnosis is based on the maturity levels of the Unified Model, a reference in the product development process proposed by Rozenfeld et al. (2006). The application of the model has assisted to diagnose the maturity level of the company as level 5 (Continuous Improvements), emphasizing all good practices already applied by the automaker, as well as providing useful information to improve even more its PDP.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19328
Aparece nas coleções:CT - Gestão de Desenvolvimento de Produtos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEGDP_XIII_2019_7.pdf942,53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.