Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19311
Título: Tendências da evolução da TRIZ: diagnóstico do potencial evolutivo de um dispositivo para a secagem de superfícies
Título(s) alternativo(s): TRIZ trends of evolution: evolutionary potential dyagnosis of a product for surfaces drying
Autor(es): Mazza, Felipe Daniel
Orientador(es): Carvalho, Marco Aurélio de
Palavras-chave: Produtos novos
Marketing industrial
Desenho industrial
Produtos novos - Estudo de casos
New products
Industrial marketing
Design, Industrial
New products - Case studies
Data do documento: 26-Out-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MAZZA, Felipe Daniel. Tendências da evolução da TRIZ: diagnóstico do potencial evolutivo de um dispositivo para a secagem de superfícies. 2016. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Desenvolvimento de Produtos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: A identificação de oportunidades para o Desenvolvimento de Produtos faz parte das etapas iniciais de pré-projeto, as quais são reconhecidamente difusas, fazendo parte do chamado Fuzzy Front End (FFE). A Voz do Cliente (VDC) é muito explorada com o intuito de compreensão de necessidades, porém outra vertente que pode ser encarada como complementar à VDC é a Voz do Produto (VDP). Esta consiste na ideação a partir de produtos já existentes. Uma das maneiras de sua implementação é através de uma ferramenta da TRIZ, as Tendências da Evolução (TEs). Este trabalho busca compreender as TEs explorando seu histórico de desenvolvimento, abordagens e potenciais usos no Processo de Desenvolvimento de Produto (PDP). A partir do levantamento da bibliografia, define uma metodologia para implementação da VDP através das TEs, as quais aplica na análise de um produto para secagem de quadras de tênis de saibro realizada por um grupo multidisciplinar. Esta análise permite identificar o potencial evolutivo do sistema e fornece uma base consistente para a ideação. Os resultados permitem avaliar não só o produto, mas também a aplicabilidade e recepção do método no ambiente comercial.
Abstract: The identification of opportunities for Product Development is part of the early preproject stages, which are known for being blurry, belonging to the so called Fuzzy Front End (FFE). The Voice Of the Customer (VOC) is largely explored with the intentions of understanding necessities, however there is another side which can be faced as additional to the VOC, the Voice Of the Product (VOP). VOP consists of ideation through an existing product. It can be implemented with the use of a TRIZ tool, the Trends of Evolution (TEs). This paper aims to understand the TEs by exploring it’s development history, approaches and potential uses for Product Development. Through academical research, a methodology is proposed for the implementation of VOP using TRIZ’s TEs, which are applied by a multi-disciplinary team to the analysis of a product for drying clay tennis courts. This analysis allows the identification of evolutionary potential of the system and provides a solid basis for ideation. Results allow not only the evaluation of the product, but also the applicability and reception of the method on a commercial environment.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19311
Aparece nas coleções:CT - Gestão de Desenvolvimento de Produtos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CALEM_XII_4.pdf375,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.