Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19309
Título: Aplicação de diretrizes para evitar falsificações em máquinas de pequeno porte: um estudo de caso no projeto de uma máquina de corte e vinco
Título(s) alternativo(s): Application guidelines to avoid falsifications in small machines: a case study on the design of a cutting machine and crease
Autor(es): Werneck, Karin Anne Moura
Orientador(es): Kampa, Josmael Roberto
Palavras-chave: Projeto de produto
Produtos novos - Falsificação
Falsificação - Forgery
Máquinas
Pirataria (Direitos autorais)
Product design
New products
Forgery
Machinery
Piracy (Copyright)
Data do documento: 8-Set-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: WERNECK, Karin Anne Moura. Aplicação de diretrizes para evitar falsificações em máquinas de pequeno porte: um estudo de caso no projeto de uma máquina de corte e vinco. 2014. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Desenvolvimento de Produtos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: Este trabalho aborda diretrizes de proteção para evitar falsificações em produtos manufaturados e aplicá-las em máquinas de pequeno porte. Relata a experiência do projeto de uma máquina manual de corte e vinco frente a estratégias e proposições para dificultar ou evidenciar a falsificação. É uma forma de auxiliar a empresa fabricante de máquinas em seu caso, assim como ilustrar uma abordagem de análise para outras empresas que se incluam na mesma situação. Para o alcance do objetivo proposto buscou-se um modelo de avaliação de projetos de engenharia e toda a metodologia aplicada ao desenvolvimento do projeto do produto. Foram discutidas as práticas de ilegalidade e a importância de utilizar o Processo de Desenvolvimento de Produtos nas etapas iniciais de projeto. Os resultados mostram que as diretrizes bem aplicadas podem garantir formas estratégicas de proteção durante a concepção de novos produtos.
Abstract: This paper discusses protection policies to prevent forgeries in manufactured products and apply them in small machines. Reports the design experience of a manual cutting and creasing machine forward strategies and proposals to hinder or evidence counterfeiting. It is a way to help the engine manufacturer in his case, as well as illustrate an analysis approach for other companies falling in the same situation. To achieve the proposed objective sought is an evaluation model of engineering projects and all the methodology applied to the development of the product design. The illegal practices were discussed and the importance of using the process of product development in the early stages of design. The results show that the well-enforced guidelines can ensure strategic forms of protection for the design of new products.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19309
Aparece nas coleções:CT - Gestão de Desenvolvimento de Produtos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEGDP_2013_1_9.pdf902,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.