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Título: Sistema de injeção de ar comprimido em baixas cargas nas turbinas Francis: compressores de cargas parciais das turbinas de Itaipu
Título(s) alternativo(s): Low compressed air injection system for Francis turbines: partial load compressor for the Itaipu turbines
Autor(es): Gastaldin, Rafael
Orientador(es): Souza Junior, Ivan Antunes
Palavras-chave: Manutenção
Compressores
Cavitação
Custo
Maintenance
Compressors
Cavitation
Cost
Data do documento: 25-Abr-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GASTALDIN, Rafael. Sistema de injeção de ar comprimido em baixas cargas nas turbinas Francis: compressores de cargas parciais das turbinas de Itaipu. 2017. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gerência de Manutenção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: Por meio de análise documental este trabalho pretende apresentar um estudo de caso para avaliar a necessidade de continuidade do sistema de injeção de ar em cargas parciais da turbina da U01 da usina de ITAIPU. Para isso serão analisados os impactos nos recursos humanos empenhados na manutenção do sistema, impacto sobre o efeito de cavitação no rotor da turbina comparativamente à outra unidade geradora sem o sistema e análise da viabilidade de continuidade desse sistema em relação ao seu custo. Otrabalho inicia-se com uma breve descrição a respeito dos conceitos básicos sobre manutenção preventiva, corretiva e preditiva e sobre como esses conceitos são trabalhados dentro do sistema de gestão da manutenção da ITAIPU. Uma segunda parte faz uma revisão bibliográfica dos fenômenos de cavitação e do vórtice de núcleo que ocorre em diferentes condições de carga nas turbinas do tipo Francis, e sobre como a utilização de compressores de carga parcial podem amenizar a influência desses efeitos. Em uma terceira etapa do trabalho são levantados os históricos de manutenções preventivas e corretivas no compressor do sistema de injeção de ar em carga parcial da unidade geradora U01 e levantado o tempo de operação do equipamento dentro do mesmo intervalo de tempo, tendo como resultado uma quantidade aproximada 12 vezes maior de horas empenhadas em manutenções corretivas e preventivas do sistema, do que horas de operação do compressor. Adicionalmente são relacionados também os históricos de erosão por cavitação no rotor da turbina da U01 (com sistema de injeção de ar em carga parcial) e da U15 (sem sistema de injeção de ar) e comparados quanto a sua taxa de erosão para verificar se houve influência significativa da utilização do sistema de injeção de ar, na atenuação da erosão gerada pelo efeito da cavitação.
Abstract: Through documentary analysis this work intends to present a case study to evaluate the need for continuity of the air injection system in partial loads of the U01 turbine of the ITAIPU plant. In order to do so, we will analyze the impacts on the human resources involved in the maintenance of the system, impact on the cavitation effect in the turbine rotor compared to the other generating unit without the system and analysis of the feasibility of continuity of this system in relation to its cost. The work begins with a briefdescription of the basic concepts of preventive, corrective and predictive maintenance and how these concepts are worked within ITAIPU's maintenance management system. A second part reviews the cavitation phenomena and the core vortex that occurs under different load conditions in Francis type turbines and how the use of partial load compressors can reduce the influence of these effects. In a third stage of the work, the history of preventive and corrective maintenance in the compressor of the air injection system in partial load of the generating unit U01 is raised and the operating time of the equipment is raised within the same time interval, resulting in an approximate 12 times greater number of hours engaged in corrective and preventive maintenance of the system than hours of operation of the compressor. In addition, the history of cavitation erosion in the turbine rotor of U01 (with partially charged air injection system) and U15 (without air injection system) is also related and their erosion rate compared If there was a significant influence of the use of the air injection system, in the attenuation of the erosion generated by the cavitation effect.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19274
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