Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19087
Título: A educação dos arquitetos e urbanistas e dos engenheiros civis e a relação com o mercado de trabalho da construção civil no século XXI
Título(s) alternativo(s): The relation between the job market and the education of architects and urbanists and civil engineers in the XXI century civil construction
Autor(es): Rocha, Bruna Aparecida Meira
Orientador(es): Buiar, Denise Rauta
Palavras-chave: Educação
Mercado de trabalho
Arquitetura
Engenharia civil
Competências essenciais
Education
Labor market
Architecture
Civil engineering
Core competencies
Data do documento: 10-Abr-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ROCHA, Aparecida Meira Rocha. A educação dos arquitetos e urbanistas e dos engenheiros civis e a relação com o mercado de trabalho da construção civil no século XXI. 2015. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização em Gerenciamento de Obras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivos discutir a educação dos Arquitetos e Urbanistas e dos Engenheiros Civis, abordando a sua importância para a formação profissional, realizada através de fontes secundárias, com fins explicativos. Apresenta um breve histórico de cada escola, investigando a origem e proposta de cada curso. Aplica áreas de conhecimento para as disciplinas das matrizes curriculares, apresentando a ênfase de cada curso. Traça um comparativo entre educação e atribuições profissionais. Também apresenta as atuais competências exigidas pelo mercado de trabalho do século XXI, chamadas soft skills, investigando se a formação profissional e atribuições atendem às suas necessidades. Discute metodologias e modelos educacionais diferenciados que visam uma educação diferenciada.
Abstract: The present research intends to discuss the education of Architects and Urbanists and Civil Engineers, approaching its importance for professional formation, performed through secondary sources, with explanatory purposes. It shows a brief history of each school, investigating the origin and proposal of each course. Applies areas of knowledge for the disciplines of the curriculum matrix, presenting the emphasis of every course. Outlines a comparison between education and professional attributions. It also presents the existing competences demanded by the XXI century, called soft skills, investigating if the professional formation and the attributions meet its requirements. Discuss different methodologies and educational models that pursues a distinguished education.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19087
Aparece nas coleções:CT - Gerenciamento de Obras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GEOB_XX_2014_04.pdf13,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.