Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19076
Título: Manual de procedimentos de inspeção de serviços em obras civis de subestações de transmissão e distribuição de energia
Autor(es): Machado, Jair Slembarski
Orientador(es): Romano, Cezar Augusto
Palavras-chave: Construção civil
Controle de qualidade
Energia elétrica - Transmissão
Energia - Consumo
Subestações elétricas
Building
Quality control
Electric power transmission
Energy consumption
Electric substations
Data do documento: 20-Abr-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MACHADO, Jair Slembarski. Manual de procedimentos de inspeção de serviços em obras civis de subestações de transmissão e distribuição de energia. 2013. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: Com o crescimento das cidades e o desenvolvimento econômico, aumenta o consumo de energia, o que exige a construção de mais subestações. O objetivo é elaborar, com base no estudo de caso de uma concessionária elétrica, um manual de procedimentos de inspeção de serviços em obras civis de subestações de energia e avaliar a eficiência do método por meio de uma aplicação prática. Foram levantados itens importantes que devem ser verificados, estes itens são apresentados em forma de tabelas e fichas de verificação que foram aplicados em uma obra de ampliação de uma subestação de 230 kV com implementação de novo pórtico de ancoragem para a instalação de três bancos de capacitores. Verificou-se que o método apresentado evita critérios subjetivos de aceitação dos serviços, deixando assim os resultados mais previsíveis e aumentando o controle, melhorando com isso a qualidade do produto final.
Abstract: The growth of cities and economic development increases energy consumption, which requires the construction of substations. The goal is to develop, based on the case study of an electric utility, a manual of procedures of inspection services in civil works of power substations and evaluate the efficiency of the method by means of a practical application. In there, was raised important items that should be checked, these items are presented in tables and checklists that have been applied in a work on a expansion of a 230 kV substation with implementing new gantry anchor for the installation of three capacitor banks. It was found that the presented method avoids subjective criteria of acceptance of the service, thus leaving more predictable and increasing control, thereby improving the quality of the final product.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19076
Aparece nas coleções:CT - Gerenciamento de Obras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GEOB_XVIII_2013_19.pdf725,04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.