Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19009
Título: La reina del sur: telenovelas en clases de español
Autor(es): Freire, Franciele Cristina
Orientador(es): Werner, Maristela Pugsley
Palavras-chave: Língua espanhola
Telenovelas
Gêneros literários
Linguagem e educação
Spanish language
Television soap operas
Literary form
Language and education
Data do documento: 2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FREIRE, Franciele Cristina. La reina del sur: telenovelas en clases de español. 2013. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: Com base em conceitos referentes à utilização de gêneros discursivos, abordagem participativa e abordagem por tarefas (especificamente, acerca da utilização do clipping em sala de aula) serão apresentadas, neste trabalho de pesquisa, alternativas de atividades didáticas utilizando o gênero telenovela no ensino de língua espanhola para alunos brasileiros. Em um trabalho de revisão literária, serão desenvolvidas algumas questões envolvendo o gênero, bem como será utilizada a telenovela La Reina del Sur - adaptação da obra literária, de Arthuro Pérez-Reverte, grandemente vinculada entre o continente americano e a Espanha – como apoio para a busca de temáticas envolvidas com o enredo; demonstrando, assim, a capacidade de utilização do gênero. Será levada em conta a questão cultural e de caráter adaptativo de tal obra, bem como a relação que o gênero dramaturgo estabelece com o gênero cinematográfico. Sendo assim, como base para o trabalho com atividades relacionadas ao audiovisual, esta pesquisa se valerá do material criado por Thiel & Thiel, Movie takes: a magia do cinema na sala de aula.
Abstract: Basado en conceptos que dicen respeto a los géneros discursivos, Freirean approach y abordaje por tareas (específicamente acerca de la utilización del clipping en clase), a seguir, seran presentadas alternativas didácticas para utilización de telenovelas en la enseñanza de lengua española para alumnos brasileños. Mostrados en un trabajo de revisión de la literatura, será relacionada la adaptación televisiva, La Reina del Sur - original literario de Arthuro Pérez Reverte - como apoyo para busca de asuntos trabajados en su enredo. Así, para trabajar atividades didácticas relacionadas al audiovisual, la pesquisa va utilizar el material de Thiel & Thiel, Movie takes: a magia do cinema na sala de aula.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19009
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CELEM_2012_1_03.pdf329,56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.