Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18963
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRoiz, Anderson Luis
dc.date.accessioned2020-11-23T13:53:56Z-
dc.date.available2020-11-23T13:53:56Z-
dc.date.issued2017-12-20
dc.identifier.citationROIZ, Anderson Luis. O uso e o ensino de músicas em sala de aula de língua estrangeira moderna para ampliação de repertório lexical e aumento do conhecimento cultural. 2017. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18963-
dc.description.abstractThe present study aims to verify if teachers use music to teach new vocabularies and cultural aspects in a foreign language, how often they use it, what motivates them or not to use it and what beliefs teachers have regarding the effectiveness of the use of songs in the classroom for the teaching/ learning of a foreign language. Culture concepts are explored and reasons for teaching it in the classroom are exposed. Since music is a cultural production of a people, it becomes a rich resource for gaining new knowledge of other nationalities, especially for foreign language students. The study consists of bibliographical research on the subject and a belief questionnaire given to teachers of two schools of the public regular education system of the city of Curitiba in the state of Paraná. The result of the questions is shown through graphics to visualize what the teachers answered in each closed or multiple choice question. The analysis of this questionnaire is presented and commented with a view to discussing and reaching at new beliefs to use and apply music with greater effectiveness in the classroom. The results of the questions asked in the belief questionnaire show that teachers are unanimous in agreeing that music is important for learning new vocabulary in foreign languages and that besides working with usual linguistic aspects, it is possible to work on other aspects, for example, cultural, through foreign songs in classpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectVocabuláriopt_BR
dc.subjectLinguagem e línguas - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.subjectMusicpt_BR
dc.subjectVocabularypt_BR
dc.subjectLanguage and languages - Study and teachingpt_BR
dc.titleO uso e o ensino de músicas em sala de aula de Língua Estrangeira moderna para ampliação de repertório lexical e aumento do conhecimento culturalpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente estudo pretende verificar se os professores usam a música para o ensino de novos vocabulários e aspectos culturais em língua estrangeira, com que frequência a utilizam, o que os motiva ou não a utilizá-la e quais as crenças que os docentes têm em relação à efetividade do uso de canções em sala de aula para o ensino/ aprendizagem de um idioma estrangeiro. Conceitos de cultura são explorados e razões de ensiná-la em sala de aula são expostas. Uma vez que a música é uma produção cultural de um povo, ela se torna um rico recurso para obter novos conhecimentos de outras nacionalidades, especialmente para os estudantes de língua estrangeira. O estudo consta de pesquisas bibliográficas acerca do assunto e um questionário de crenças dado a professores de dois colégios da rede pública de ensino regular da cidade de Curitiba no estado do Paraná. O resultado das perguntas é mostrado por gráfico para visualizarmos o que os professores responderam em cada pergunta fechada ou de múltipla escolha. A análise desse questionário é apresentada e comentada, com vistas a discutir e chegar a novas crenças para se usar e aplicar a música com maior efetividade em sala de aula. Os resultados das perguntas feitas no questionário de crenças mostram que os professores são unânimes ao concordar que a música é importante para o aprendizado de novos vocabulários em Língua Estrangeira e, que além de trabalharem aspectos linguísticos habituais, é possível sim trabalharem outros aspectos, como, por exemplo, culturais, por meio de canções estrangeiras em aula.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Werner, Maristela Pugsley
dc.contributor.referee1Werner, Maristela Pugsley
dc.contributor.referee2Cabreira, Regina Helena Urias
dc.contributor.referee3Werner, Maristela Pugsley
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Ensino de Línguas Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CELEM_XIII_2017_1.pdf1,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.