Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18948
Título: Interdisciplinaridade e intertextualidade aplicadas ao ensino da literatura
Autor(es): Galizi, Mariana de Ramos
Orientador(es): Galera, Joscely Maria Bassetto
Palavras-chave: Literatura
Música
Intertextualidade
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Literature
Music
Intertextuality
Interdisciplinary approach in education
Data do documento: 19-Mar-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GALIZI, Mariana de Ramos. Interdisciplinariedade e intertextualidade aplicadas ao ensino da literatura. 2016. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: Este trabalho teve por objetivo apresentar uma alternativa no ensino da literatura brasileira aos alunos do terceiro ano do Ensino Médio do SESI - Belenzinho, onde a autora ministrou esta disciplina entre março e junho de 2015, pois, logo nas primeiras aulas, percebeu-se a dificuldade da compreensão e das interpretações textuais, sociais e históricas deste alunado, bem como sua inabilidade na percepção dos elementos de autoria. No que tange à intertextualidade, apropriou-se, comparativamente, de algumas obras de Carlos Drummond de Andrade, Chico Buarque de Holanda, Adélia Prado e Criolo. Dentro deste contexto, buscou-se a colaboração dos docentes de História e Sociologia para abordagem de temas comuns, tudo com a finalidade de provocar-se inferências dialógicas entre as manifestações artísticas e o contexto histórico, social e cultural da época da concepção das obras, bem como correlações possíveis com o panorama atual, ampliando assim a bagagem cultural do alunado e sua perspectiva crítica.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18948
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_IE_2015_06.pdf473,37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.