Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18941
Título: A questão da identidade nas personagens Laurentina e Mandume, da obra As Mulheres do Meu Pai, de José Eduardo Agualusa
Autor(es): Santurion, Daiana Rosa Kelling
Orientador(es): Lima, Marcelo Fernando de
Palavras-chave: Identidade (Psicologia) na literatura
Literatura africana
Agualusa, José Eduardo, 1960- Mulheres do meu pai. French
Bauman, Zygmunt, 1925-2017
Identity (Psychology) in literature
African literature
Data do documento: 27-Fev-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SANTURION, Daiana Rosa Kelling. A questão da identidade nas personagens Laurentina e Mandume, da obra As Mulheres do Meu Pai, de José Eduardo Agualusa. 2018. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Este trabalho analisa as personagens Laurentina e Mandume, da obra do escritor angolano José Eduardo Agualusa, quanto a questão da identidade nacional. Para tanto, essa análise é baseada em pesquisa bibliográfica, que tem como norte os estudos dos teóricos Stuart Hall e Zygmunt Bauman. Ambos afirmam que as sociedades pós-modernas sofrem uma crise de identidade. Para Hall, essa crise advém da fragmentação do indivíduo pós-moderno. As personagens Laurentina e Mandume vivem essa crise de identidade, pois são exemplos de sujeitos pós-modernos, que enfrentam problemas quanto à identidade.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18941
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CELLI_II_2018_08.pdf566,86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.