Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18928
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNeves, Elaine Alves de Barros
dc.date.accessioned2020-11-23T13:43:07Z-
dc.date.available2020-11-23T13:43:07Z-
dc.date.issued2018-08-11
dc.identifier.citationNEVES, Elaine Alves de Barros. O material didático do ensino de literatura e o contexto cultural / ideológico da sala de aula. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18928-
dc.description.abstractEsta pesquisa presenta un abordaje analítico de la enseñanza de literatura en la enseñanza media y las percepciones de los alumnos delante de esta disciplina. Explora las definiciones de ideología, a partir de Chauí (2008), de cultura por Santos (1996) y las relaciones de estos conceptos con la función social de la literatura por Aguiar e Bordini (1988). Presenta los presupuestos de Cosson (2018) y las direcciones de las Orientaciones Curriculares de la Enseñanza Media (2006). Discute los obstáculos de compartir la información del conocimiento y acciones para superarlos, con base en la literatura pertinente al tema. Complementado por una pesquisa de campo, el estudio verificó, por medio de aplicaciones de cuestionario, de qué forma los alumnos miran la literatura como disciplina escolar, sus perspectivas sobre ella y la forma como los docentes y el material didáctico analizado desarrollan las habilidades y competencias informadas en las Orientaciones Curriculares de la Enseñanza Media (2006).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectIdeologiapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectValores sociais na literaturapt_BR
dc.subjectIdeologypt_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.subjectSocial values in literaturept_BR
dc.titleO material didático do ensino de literatura e o contexto cultural / ideológico da sala de aulapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta uma abordagem analítica do ensino de literatura no ensino médio e as percepções dos alunos quanto a esta disciplina. Explora as definições de ideologia, a partir de Chauí (2008), de cultura por Santos (1996) e a relação destes conceitos com a função social da literatura por Aguiar e Bordini (1988). Apresenta os pressupostos de Cosson (2018) e as direções das Orientações Curriculares do Ensino Médio (2006). Discute os obstáculos ao compartilhamento da informação e do conhecimento e ações para superá-los, com base na literatura pertinente ao tema. Complementado por uma pesquisa de campo, o estudo verificou, por meio de aplicação de questionário, de que forma os alunos enxergam a literatura como disciplina escolar, suas perspectivas sobre ela e a forma como os docentes e o material didático analisado desenvolvem as habilidades e competências informadas nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Maurini de
dc.contributor.referee1Souza, Maurini de
dc.contributor.referee2Bertucci, Roberlei Alves
dc.contributor.referee3.
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPLO_2_2018_04.pdf697,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.