Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18890
Título: Alfabetização e letramento: desafios contemporâneos nas séries iniciais
Autor(es): Gatelli, Paula Cristina Mendes
Orientador(es): Souza, Maurini de
Palavras-chave: Alfabetização
Aprendizagem
Ensino
Leitura
Escrita
Literacy
Learning
Teaching
Reading
Writing
Data do documento: 14-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GATELLI, Paula Cristina Mendes. Alfabetização e letramento: desafios contemporâneos nas séries iniciais. 2015. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: O presente estudo realiza uma reflexão sobre a compreensão dos processos de alfabetização e letramento desenvolvida pelos educadores em sala de aula, tomando como foco de discussão os procedimentos de ensino os quais intervém no processo de aprendizagem dos alunos abordando origem, conceitos e especificidades de cada um desses processos educacionais. Os objetivos foram: i) apresentar alguns significados do termo conjunto Alfabetização e Letramento, bem como a ideia de Alfabetização na perspectiva do Letramento por meio de pesquisas das concepções teóricas que se destacam no estudo da aquisição da linguagem escrita e leitura; como prática, ii) analisar um caso específico, singular, mas representativo, de uma aluna, com o objetivo de traçar estratégias de ensino aliadas à superação das dificuldades de aprendizagem. O texto realiza não só a construção ou confirmação desses conceitos abordados, como também expõe as contribuições que a junção desses dois processos (alfabetização e letramento) trazem para a educação. Como base teórica, a investigação apoiou-se em Soares (2001), Freire (2005) e outros.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18890
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_IT_2016_09.pdf875,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.