Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18875
Título: A aquisição da linguagem e a interação: uma análise do filme Nell
Autor(es): Andrade, Ana Clara de Lena Costa
Orientador(es): Remenche, Maria de Lourdes Rossi
Palavras-chave: Aquisição de linguagem
Interação social
Psicolinguística
Piaget, Jean, 1896-1980
Saussure, Ferdinand de, 1857-1913
Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934
Language acquisition
Social interaction
Psycholinguistics
Data do documento: 25-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ANDRADE, Ana Clara de Lena Costa. A aquisição da linguagem e a interação: uma análise do filme Nell. 2018. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: O objetivo desse trabalho é fazer uma análise comparativa/contrastiva sobre as teorias de aquisição de linguagem postuladas por diversos pensadores, como Jean Piaget, Lev Vygotsky, Ferdinand de Saussure, entre outros, tomando como objeto de análise o filme Nell, de 1994, dirigido por Michael Apted. A temática da película discorre sobre o desenvolvimento da linguagem de uma mulher, que dá nome ao filme, que cresceu isolada, e, em algum momento da sua vida, teve contato com a civilização. A comunicação entre ela e o restante da humanidade apresentou dificuldades e levantou muitos questionamentos, como, por exemplo, quais seriam as relações entre a fisiologia e o comportamento humanos, como o ambiente influi em nosso organismo e quais aspectos do psiquismo humano estariam determinados geneticamente. Respondê-los, sob o prisma da Psicolinguística, ciência oriunda do estudo das teorias de aquisição de linguagem, é o tema do presente trabalho. Temáticas como o Behaviorismo, o Inatismo, entre outras, serão explanadas e comparadas aos laivos da questão suscitada pelo filme, que desperta a necessidade de compreender até que ponto a linguagem é uma faculdade essencial e eminentemente humana, e o quanto o meio em que o indivíduo é inserido influencia e modela o desenvolvimento cognitivo do ser humano.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18875
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CELLI_II_2018_05.pdf463,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.