Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18866
Título: Uma leitura interessante
Autor(es): Borges, Shirley Saraca
Orientador(es): Nascimento, Naira de Almeida
Palavras-chave: Leitura
Leitores - Reação crítica
Letramento
Reading
Reader-response criticism
Literacy
Data do documento: 4-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BORGES, Shirley Saraca. Uma leitura interessante. 2018. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma abordagem teórico-conceitual da problemática que existe nas escolas quanto o desinteresse, dificuldades que os jovens alunos têm com relação ao hábito de leitura, principalmente quando se trata de livros exigidos em vestibulares e ENEM. Apresenta conceitos básicos sobre o que é ler, resultados de pesquisas sobre o índice de analfabetismo e analfabetismo funcional no Brasil, trajetória do letramento. Como objeto principal tem a apresentação de uma metodologia incentivadora para que esta dificuldade quanto à leitura seja minimizada. Por meio de experiências de docentes a abordagem do assunto tem como foco o Letramento Literário.
Abstract: Esta investigación presenta un abordaje teórico-conceptual de la problemática que existe en las escuelas cuanto el desinterese, dificultades que los jóvenes alumnos tienen con relación en el hábito de lectura, principalmente cuando se trata de libros exigidos en vestibulares y ENEM. Presenta conceptos básicos sobre lo que es leer, resultados de investigaciones sobre el índice de analfabetismo y analfabetismo funcional en Brasil, trayectoria del alfabetismo. Como objeto principal tiene la presentación de una metodología incentivadora para que esta dificultad cuanto a la lectura sea minimizada. Por medio de experiencias del docente a abordaje del asunto tiene como foco el “Letramento Literário”.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18866
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPLD_2_2018_23.pdf806,36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.