Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18857
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva Filho, Raimundo Nonato da
dc.date.accessioned2020-11-23T13:40:44Z-
dc.date.available2020-11-23T13:40:44Z-
dc.date.issued2018-08-04
dc.identifier.citationSILVA FILHO, Raimundo Nonato da. Teoria e prática no ensino de literatura e cultura negra na escola: um estudo de caso. 2018. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18857-
dc.description.abstractLaw 10639/03, which amends Law 9394/96, making it mandatory to teach the subject "History and Afro-Brazilian Culture" in basic education, has shown advances over the years, but still needs to be strengthened. This work systematically sought to identify the different strategies, theories and practices used by teachers of a public elementary and high school in the State of São Paulo to implement the theme and the law. Through the autobiographical method, he investigated the motives that imply in the narrow implementation of the law in question. To this end, we sought to answer at least two questions: is the promulgation of the law per se a synonym of a guaranteed right to teach Afro-Brazilian Literature and Culture? What strategies do the actors, legally constituted, use to fulfill what determines the curriculum and the law? The hypothesis is that the enactment of the law fails to account for the awareness of the individuals responsible for mediating actions and that the strategies used are to circumvent the law and continue in the model of exclusion historically established by Brazilian slaveholders. The results pointed to gaps in initial and continuing teacher training, as well as institutional disarticulation in the implementation of public policies that create conditions for the application of the Law.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLiteratura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectNegrospt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectLiterature - Study and teachingpt_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.subjectAfro-Americanspt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.subjectRacismpt_BR
dc.titleTeoria e prática no ensino de literatura e cultura negra na escola: um estudo de casopt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA Lei 10639/03 que altera a Lei 9394/96, tornando obrigatório o ensino da temática “História e Cultura Afro-brasileira”, no ensino básico, tem mostrado avanços ao longo dos anos, mas ainda precisa ser potencializada. Este trabalho buscou de forma sistemática identificar as diferentes estratégias, teóricas e práticas utilizadas por professores e professoras de uma escola pública de ensino fundamental e médio do Estado de São Paulo para a implementação do tema e da lei. Por meio do método autobiográfico, investigou os motivos que implicam na acanhada implementação da lei em questão. Para isso buscou-se responder ao menos duas perguntas: a promulgação da lei em si é sinônimo de direito garantido para o ensino da Literatura e da Cultura afro-brasileira? Que estratégias os atores, legalmente, constituídos, utilizam para cumprir o que determina o currículo e a lei? A hipótese é de que a promulgação da lei não dá conta de conscientizar os indivíduos responsáveis por mediarem as ações e que as estratégias usadas são no sentido de burlar a lei e continuar no modelo de exclusão, historicamente estabelecido pelos escravistas brasileiros. Os resultados apontaram para lacunas na formação inicial e continuada dos professores, além da desarticulação institucional na implantação de políticas públicas que crie condições para a aplicação da Lei.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Cantarin, Márcio Matiassi
dc.contributor.referee1Cantarin, Márcio Matiassi
dc.contributor.referee2Lima, Marcelo Fernando de
dc.contributor.referee3Rohling, Nívea
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPLD_2_2018_18.pdf617,36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.