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Título: Teoria e prática no ensino de literatura e cultura negra na escola: um estudo de caso
Autor(es): Silva Filho, Raimundo Nonato da
Orientador(es): Cantarin, Márcio Matiassi
Palavras-chave: Literatura - Estudo e ensino
Cultura
Negros
Professores
Racismo
Literature - Study and teaching
Culture
Afro-Americans
Teachers
Racism
Data do documento: 4-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVA FILHO, Raimundo Nonato da. Teoria e prática no ensino de literatura e cultura negra na escola: um estudo de caso. 2018. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: A Lei 10639/03 que altera a Lei 9394/96, tornando obrigatório o ensino da temática “História e Cultura Afro-brasileira”, no ensino básico, tem mostrado avanços ao longo dos anos, mas ainda precisa ser potencializada. Este trabalho buscou de forma sistemática identificar as diferentes estratégias, teóricas e práticas utilizadas por professores e professoras de uma escola pública de ensino fundamental e médio do Estado de São Paulo para a implementação do tema e da lei. Por meio do método autobiográfico, investigou os motivos que implicam na acanhada implementação da lei em questão. Para isso buscou-se responder ao menos duas perguntas: a promulgação da lei em si é sinônimo de direito garantido para o ensino da Literatura e da Cultura afro-brasileira? Que estratégias os atores, legalmente, constituídos, utilizam para cumprir o que determina o currículo e a lei? A hipótese é de que a promulgação da lei não dá conta de conscientizar os indivíduos responsáveis por mediarem as ações e que as estratégias usadas são no sentido de burlar a lei e continuar no modelo de exclusão, historicamente estabelecido pelos escravistas brasileiros. Os resultados apontaram para lacunas na formação inicial e continuada dos professores, além da desarticulação institucional na implantação de políticas públicas que crie condições para a aplicação da Lei.
Abstract: Law 10639/03, which amends Law 9394/96, making it mandatory to teach the subject "History and Afro-Brazilian Culture" in basic education, has shown advances over the years, but still needs to be strengthened. This work systematically sought to identify the different strategies, theories and practices used by teachers of a public elementary and high school in the State of São Paulo to implement the theme and the law. Through the autobiographical method, he investigated the motives that imply in the narrow implementation of the law in question. To this end, we sought to answer at least two questions: is the promulgation of the law per se a synonym of a guaranteed right to teach Afro-Brazilian Literature and Culture? What strategies do the actors, legally constituted, use to fulfill what determines the curriculum and the law? The hypothesis is that the enactment of the law fails to account for the awareness of the individuals responsible for mediating actions and that the strategies used are to circumvent the law and continue in the model of exclusion historically established by Brazilian slaveholders. The results pointed to gaps in initial and continuing teacher training, as well as institutional disarticulation in the implementation of public policies that create conditions for the application of the Law.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18857
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