Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18778
Título: Inovação: alternativas para transformar ideias em produtos
Título(s) alternativo(s): Innovation: alternatives to turn Ideas into products
Autor(es): França Filho, Domicel de
Orientador(es): Mânica, Ricardo
Palavras-chave: Inovações tecnológicas
Produtos novos - Desenvolvimento
Negócios
Technological innovations
New products - Development
Business
Data do documento: 27-Out-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FRANÇA FILHO, Domicel de. Inovação: alternativas para transformar ideias em produtos. 2015. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: Os processos e ferramentas de Gestão da Inovação, em seus processos de multiestágios, podem abreviar o tempo, reduzir alguns riscos para aumentar a chance de sucesso do produto no mercado consumidor. Mas os processos, assim como os produtos, não são estáticos, a retroalimentação do conhecimento também afeta os modelos consagrados de gestão da inovação. Novos métodos surgiram, em particular, um método enxuto para inovação, Lean Start-up propõe interação entre o produto, os processos e os clientes, o método é o desenvolvimento de produto com clientes. Neste estudo pretende-se mostrar alguns modelos que ocupam posição relevante no meio acadêmico e mostrar outros mais recentes, unindo fragmentos de conceitos modernos para apropriá-los aos conceitos de Gestão da Inovação de autores consagrados. Para atingir o objetivo foi tomado o método bibliográfico de cunho teórico-conceitual, quanto ao tipo de pesquisa foi utilizada a pesquisa qualitativa descrevendo comportamento previsível a partir da observação da nova realidade produzida por autores consagrados e outros mais recentes. Como resultado foi demonstrado caminhos atualizados para melhor atingir os objetivos de inovação, seja incremental ou radical. Sugere-se que no planejamento da Gestão da Inovação sejam utilizadas as ferramentas que possibilitem execução rápida e sejam derivadas do contato com os clientes consumidores.
Abstract: Processes and Innovation Management tools in their multistage processes can reduce the time, reduce some risks to increase product success chance in the consumer market. But the processes and products, are not static, feedback knowledge also affects the models established innovation management. New methods have emerged, in particular a streamlined method for innovation, Lean Start-up proposed interaction between the product, processes and customers, the method is product development with customers. This study aims to show some models that occupy important position in academia and show more recent, combining modern concepts of fragments to appropriate them to Innovation Management concepts of renowned authors. To achieve the goal was taken bibliographic method of theoretical and conceptual nature, the type of research was used qualitative research describing predictable behavior from the observation of the new reality produced by renowned authors and other more recent. As a result, it has been demonstrated to date ways to better achieve the innovation goals, either incremental or radical. It is suggested that in Innovation Management Planning are used the tools that enable rapid implementation and are derived from contact with customers consumers.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18778
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEP_I_2015_05.pdf521,69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.