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Título: Modelagem matemática da dispersão de poluentes atmosféricos como etapa de pré-seleção de locais para instalação de estações de monitoramento da qualidade do ar em Paranaguá - PR
Título(s) alternativo(s): Mathematical modeling of air pollutants dispersion such as pre selection stage of local for the installation of air quality monitoring stations in Paranaguá - PR
Autor(es): Rodrigues, Juliana Pilato
Orientador(es): Felix, Erika Pereira
Palavras-chave: Ar - Controle de qualidade
Poluentes
Modelos matemáticos
Paranaguá (PR)
Ar quality management
Pollutants
Mathematical models
Data do documento: 25-Abr-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: RODRIGUES, Juliana Pilato. Modelagem matemática da dispersão de poluentes atmosféricos como etapa de pré-seleção de locais para instalação de estações de monitoramento da qualidade do ar em Paranaguá-PR. 2016. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: Este estudo teve por objetivo sugerir locais para o monitoramento da qualidade do ar no município de Paranaguá-PR. Para tal, foi utilizada modelagem matemática de dispersão de poluentes atmosféricos, associada ao levantamento de informações sobre adensamento populacional e distribuição de equipamentos urbanos nos bairros do município. Com o uso do software de modelagem AERMOD foram simuladas as concentrações de CO, NOX, SO2, PTS e HCT, considerando emissão veicular, industrial e do Porto de Paranaguá. Os dados meteorológicos utilizados nas simulações consistiram em uma série horária de três anos. As concentrações máximas horárias para CO, NOX, SO2, PTS e HCT foram 5572 μg m-3, 5741 μgm-3, 1539 μg m-3, 3368 μg m-3 e 247 μg m-3, respectivamente. Para a média do período modelado as concentrações para CO, NOX, SO2, PTS e HCT foram 340 μg m-3, 343 μg m-3, 94μg m-3, 116 μg m-3 e 38,6 μg m-3, respectivamente. Foram sugeridos para a instalação de estações de monitoramento da qualidade do ar os seguintes bairros: Alboit para estação industrial, por pertencer à Zona de Interesse Portuário, que abriga atividades potencialmente poluidoras; Costeira para estação residencial devido a sua relativa proximidade à zona portuária; Vila Horizonte para estação veicular, por estar localizado entre vias de tráfego intenso; Parque São Jorge para estação de fundo, por estar distantes de fontes de emissão significativas e os bairros Porto dos Prades e Bockmann para estação comercial, por serem bairros com características comercias e de centralidade, nos quais se supõe haver intensa circulação de pedestres.
Abstract: This study aimed to suggest locations for the monitoring of air quality in the city of Paranagua. For this, mathematical modeling of air pollutants dispersion was used, associated with the collection of information on population density and distribution of urban facilities in the city's neighborhoods. The concentration of different air pollutants (CO, NOX, SO2, PTS e HCT) on space and time were simulated using the modeling software AERMOD, considering vehicular, industrial and the Port of Paranagua emission. The meteorological data used in the simulations consisted of an hourly series of three years. The hourly maximum concentration to CO, NOX, SO2, PTS e HCT were 5572 μg m-3, 5741 μg m-3, 1539 μg m-3, 3368 μg m-3 e 247 μg m-3, respectively. The average concentration during the period considered to CO, NOX, SO2, PTS e HCT were 340 μg m-3, 343 μg m-3, 94 μg m-3, 116 μg m-3 e 38,6 μg m-3, respectively. For the installation of the air quality monitoring stations, the following neighborhoods were suggested: Alboit for industrial station, because it belongs to the Zone of Interest Port, which has potentially polluting activities; Coast for residential station due to its relative proximity to the port area; Vila Horizonte to serve station, to be located between high-traffic roads; Parque Sao Jorge to background station, to be far from significant emission sources and Port neighborhoods of Prades and Bockmann to commercial station because they are neighborhoods with commercial features and centrality, in which it is supposed be intense circulation of pedestrians.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1850
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