Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18355
Título: Análise das condições de segurança em serras circulares de bancada: um estudo de caso na região de Curitiba
Autor(es): Adriano, Felipe Antonio Rosina
Orientador(es): Costa, Carlos Alberto da
Palavras-chave: Segurança do trabalho
Carpintaria
Construção civil - Curitiba (PR)
Avaliação de riscos
Industrial safety
Carpentry
Building - Curitiba (PR)
Risk assessment
Data do documento: 11-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ADRIANO, Felipe Antonio Rosina. Análise das condições de segurança em serras circulares de bancada: um estudo de caso na região de Curitiba. 2018. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: O presente estudo tem por objetivo demonstrar, através de estudos em campo, o habitual uso da serra circular de bancada em três obras de construção, ao longo da grande Curitiba. A análise é feita seguindo os itens constantes em um checklist e um questionário, preenchido durante as visitas, abordando itens relacionados as condições de uso do equipamento. De acordo com as obras visitadas, as serras circulares são instaladas e utilizadas em condições de não atendimento às normas, oferecendo riscos aos operários, e que estes, da mesma maneira, nas frentes de trabalho visitadas, possuem treinamento, todavia, desconhecem algum programa de prevenção para uso específico do equipamento. Por fim, são demonstradas medidas de segurança para adequação às normas e apontados os riscos aos quais seus operários estão expostos.
Abstract: O presente estudo tem por objetivo demonstrar, através de estudos em campo, o habitual uso da serra circular de bancada em três obras de construção, ao longo da grande Curitiba. A análise é feita seguindo os itens constantes em um checklist e um questionário, preenchido durante as visitas, abordando itens relacionados as condições de uso do equipamento. De acordo com as obras visitadas, as serras circulares são instaladas e utilizadas em condições de não atendimento às normas, oferecendo riscos aos operários, e que estes, da mesma maneira, nas frentes de trabalho visitadas, possuem treinamento, todavia, desconhecem algum programa de prevenção para uso específico do equipamento. Por fim, são demonstradas medidas de segurança para adequação às normas e apontados os riscos aos quais seus operários estão expostos.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18355
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Segurança do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEST_XXXVI_2018_16.pdf1,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.