Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18353
Título: Análise de riscos na aplicação de herbicidas em plantios florestais
Título(s) alternativo(s): Risk analysis of herbicide application in forest plantations
Autor(es): Schetz, Melrian
Orientador(es): Hara, Massayuki Mário
Palavras-chave: Administração de risco
Herbicidas
Segurança do trabalho
Produtos químicos agrícolas
Risk management
Herbicides
Industrial safety
Agricultural chemicals
Data do documento: 16-Mai-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SCHETZ, Melrian. Análise de riscos na aplicação de herbicidas em plantios florestais. 2018. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: O Brasil está entre os países com maior consumo de agrotóxicos. Esses produtos químicos auxiliam no aumento da produtividade e reduzem os riscos de pragas e doenças nas culturas de interesse. O desconhecimento dos riscos presentes na utilização desses produtos pode comprometer a saúde e segurança do trabalhador dependendo do nível de exposição. O objetivo deste trabalho foi identificar os potenciais riscos ocupacionais existentes no ambiente de trabalho que interferem na segurança e saúde dos colaboradores na aplicação de herbicidas. Os riscos ocupacionais da atividade foram levantados com o auxílio da ferramenta de Análise Preliminar de Riscos (APR) e avaliados a partir da proposição de uma nova ferramenta de gestão de riscos HazRAC e a ferramenta Hazard Rating Number (HRN). Os riscos identificados na atividade foram: químicos, ergonômicos e de acidente. A ferramenta APR auxiliou na identificação das etapas em que o colaborador está exposto ao risco e as ferramentas HAzRac e HRN na priorização de medidas de controle conforme a classificação do risco.
Abstract: O Brasil está entre os países com maior consumo de agrotóxicos. Esses produtos químicos auxiliam no aumento da produtividade e reduzem os riscos de pragas e doenças nas culturas de interesse. O desconhecimento dos riscos presentes na utilização desses produtos pode comprometer a saúde e segurança do trabalhador dependendo do nível de exposição. O objetivo deste trabalho foi identificar os potenciais riscos ocupacionais existentes no ambiente de trabalho que interferem na segurança e saúde dos colaboradores na aplicação de herbicidas. Os riscos ocupacionais da atividade foram levantados com o auxílio da ferramenta de Análise Preliminar de Riscos (APR) e avaliados a partir da proposição de uma nova ferramenta de gestão de riscos HazRAC e a ferramenta Hazard Rating Number (HRN). Os riscos identificados na atividade foram: químicos, ergonômicos e de acidente. A ferramenta APR auxiliou na identificação das etapas em que o colaborador está exposto ao risco e as ferramentas HAzRac e HRN na priorização de medidas de controle conforme a classificação do risco.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18353
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Segurança do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEST_XXXVI_2018_37.pdf1,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.