Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18121
Título: Aplicação da NR-18 e da NR-35 na execução de reformas de fachadas de edifícios
Autor(es): Oliani, Danilo
Orientador(es): Hara, Massayuki Mário
Palavras-chave: Segurança do trabalho - Legislação
Canteiro de obras - Legislação
Construção civil - Fatores de risco
Industrial safety - Law and legislation
Building sites - Law and legislation
Building - Risk factors
Data do documento: 5-Mai-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: OLIANI, Danilo. Aplicação da NR-18 e da NR-35 na execução de reformas de fachadas de edifícios. 2015. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo voltado à segurança do trabalho de uma obra de reforma da fachada a partir da análise da aplicabilidade das normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho que tratam sobre a segurança no canteiro de obras, NR 18, e em trabalhos em altura, NR 35, focando na utilização de andaimes e nos equipamentos de proteção individuais. O objetivo desta obra é a verificação da conformidade da reforma com as normas em questão a partir de um método baseado no levantamento fotográfico e na aplicação de um check-list, e, como resultado, conclui-se que a quantidade de itens não de acordo é significativa e que, assim, há riscos consideráveis à saúde dos trabalhadores.
Abstract: This monograph shows us an review about a facade reform work safety from the Ministério do Trabalho regulatory rules, that handle on building site, 18, and working at height, 35, applicability, focusing on scaffolding use and on individual protective equipment. This paper objective is the verification of the reform compliance with the regulatory rules that can be applied through a method based on a photographic survey and a check-list, and, as a result of this, it can be concluded that the amount of items that are in disagreement is significant and, because of this, there are considerable workers health risks.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18121
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Segurança do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEST_XXX_2015_11.pdf3,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.