Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17558
Título: Análise da utilização de produtos químicos em uma escola de educação básica na modalidade especial
Autor(es): Schiffer, Eduardo Persigo
Orientador(es): Serta, Roberto
Palavras-chave: Produtos químicos
Produtos de limpeza
Escola
Higiene do trabalho
Chemicals
Cleaning compounds
School
Industrial hygiene
Data do documento: 29-Mai-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SCHIFFER, Eduardo Persigo. Análise da utilização de produtos químicos em uma escola de educação básica na modalidade especial. 2018. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Este estudo de caso teve o objetivo de verificar como acontece a gestão de componentes químicos em produtos de limpeza utilizados em uma escola de educação básica na modalidade especial, que atende sessenta estudantes nos períodos manhã e tarde. Tal estudo demonstrou a forma com que os trabalhadores desse ambiente lidam com o manuseio e armazenamento desses produtos de maneira que não haja prejuízo na saúde tanto dos funcionários quanto dos estudantes, visto que esses apresentam a deficiência neuromotora como principal característica. A metodologia utilizada para embasamento foram pesquisas bibliográficas e levantamento de dados por questionário aplicado em campo, em que ambas corroboraram o estudo em questão. Foi constatado que na instituição escolar analisada, os funcionários fazem uso constantemente de hipoclorito de sódio para limpezas de pisos e desinfecção de ambientes e do álcool etílico 70% para desinfecção de mãos, carteiras e manuseio com os estudantes. Como proposta de gestão foi sugerido: palestras sobre produtos químicos de limpeza, embalar os produtos químicos para fácil identificação, viabilizar o acesso à FISPQ, adicionar protetores de olhos aos EPIs. Portanto, este estudo de caso verificou como se dá o manuseio de produtos químicos de limpeza em ambiente escolar especial e recomendou cuidados diferenciados devido à deficiência que possuem.
Abstract: This case study aimed to verify how the management of chemical components in cleaning products used in a special education school in the special modality, which attends sixty students in the morning and afternoon periods. This study demonstrated how the workers in this environment deal with the handling and storage of these products in a way that does not harm the health of both employees and students, since they present the neuromotor deficiency as the main characteristic. The methodology used for the study was the literature review and the field study, both of which corroborated the study in question. It was found that in the school institution analyzed, employees constantly use sodium hypochlorite for floor cleaning and disinfection of environments and 70% ethyl alcohol for disinfection of hands, bags and handling with students. As a management proposal it was suggested: lectures on cleaning chemicals, packaging chemicals for easy identification, enabling access to the MSDS, adding eye protectors to IPE. Therefore, this case study verified the handling of cleaning chemicals in a special school environment and recommended differentiated care due to the deficiency they have.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17558
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Segurança do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEST_XXXV_2018_10.pdf1,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.