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Título: Análise do sistema de segurança de um AGC (automated guide cart) baseado em normas técnicas vigentes
Autor(es): Brunheroto, Aldemir Luiz
Orientador(es): Serta, Roberto
Palavras-chave: Avaliação de riscos
Segurança do trabalho
Transportes
Automação
Risk assessment
Industrial safety
Transportation
Automation
Data do documento: 17-Mai-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BRUNHEROTO, Aldemir Luiz. Análise do sistema de segurança de um AGC (automated guide cart) baseado em normas técnicas vigentes. 2018. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Visando a redução de custos, as empresas têm cada vez mais buscado soluções para automatizar processos e evitar desperdício, sendo os robôs colaborativos, tais como os AGCs e os AGVs, uma boa solução para a transferência de componentes e produtos entre estações de montagem. Porém, ainda não há uma legislação específica para estes equipamentos, mesmo sua utilização sendo cada vez mais frequente no ambiente industrial. Mediante a este contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar o sistema de segurança de um AGC com base em normas técnicas vigentes, assim como elaborar um checklist, que possibilitará a caracterização do mesmo como seguro e que poderá ser utilizado como uma ferramenta para melhoria ou, até mesmo, como referência para futuros desenvolvimentos. Este checklist de segurança visa determinar a conformidade destes equipamentos com as normas NR-12:2017 e ANSI/ITSDF B56.5-2005, sendo o mesmo, posteriormente aplicado em um AGC existente, atualmente utilizado para transporte de produtos entre processos de uma linha de produção. Para a aplicação deste checklist, se fez necessário a realização da análise dos riscos do equipamento, de acordo com a norma NBR ISO 12100:2013 e a classificação da categoria de segurança, conforme a norma NBR 14153:2013, tendo em vista que um dos itens da NR- 12:2017 refere-se a esta classificação. Como resultado, verificou-se que o sistema de segurança do AGC atende aos requisitos da categoria de segurança selecionada, entretanto, alguns itens das normas NR-12:2017 e ANSI/ITSDF B56.5-2005 não foram atendidos, sendo recomendado o atendimento aos itens de alta gravidade, identificados no checklist, os quais afetam diretamente a segurança. Como primeira conclusão, o equipamento não pode ser considerado seguro, pois não atende a alguns itens graves, como por exemplo, a detecção de perda de controle de velocidade. Como segunda conclusão, a norma NR-12:2017 por si só não é suficiente para analisar este tipo de equipamento, visto que os principais itens de alta gravidade se referem à ANSI/ITSDF B56.5-2005.
Abstract: In order to reduce costs, companies have increasingly sought solutions to automate processes and avoid waste, with collaborative robots such as AGCs and AGVs being a good solution for transferring components and products between assembly stations. However, there is still no specific legislation for these equipment, even its use being increasingly frequent in the industrial environment. In this context, the present work aims to analyze the safety system of an AGC based on current technical standards, as well as to draw up a checklist, which will make it possible to characterize it as safe and that can be used as a tool for improvement or even as a reference for future developments. This safety checklist aims to determine the compliance of these equipments with the NR-12:2017 and ANSI/ITSDF B56.5-2005 standards, and is subsequently applied in an existing AGC, currently used to transport products between processes of a production line. For the application of this checklist, it was necessary to carry out the analysis of the risks of the equipment, according to the NBR ISO 12100:2013 standard and the classification of the safety category, according to NBR 14153:2013 standard, considering that one of the items in NR-12:2017 refers to this classification. As a result, it was verified that the AGC safety system meets the requirements of the selected safety category, however, some items of the NR-12:2017 and ANSI/ITSDF B56.5-2005 standards were not met, being recommended the attendance to items of high severity, identified in the checklist, which directly affect safety. As a first conclusion, the equipment cannot be considered safe because it does not meet some serious items, such as the detection of loss of speed control. As a second conclusion, the NR-12: 2017 standard alone is not enough to analyze this type of equipment, since the main items of high severity refer to ANSI / ITSDF B56.5-2005.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17529
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