Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17514
Título: Análise de normas de segurança do trabalho e aplicabilidade em uma empresa do setor automobilístico e industrial
Autor(es): Dalmazzo, Jéssica Rosario
Orientador(es): Catai, Rodrigo Eduardo
Palavras-chave: Segurança do trabalho
Acidentes - Prevençao
Comissões internas de prevenção de acidentes
Higiene do trabalho
Industrial safety
Accidents - Prevention
Industrial safety committees
Industrial hygiene
Data do documento: 31-Mai-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: DALMAZZO, Jéssica Rosario. Análise de normas de segurança do trabalho e aplicabilidade em uma empresa do setor automobilístico e industrial. 2017. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização (Especialização em Engenharia do Trabalho) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: Os acidentes de trabalho são fatos históricos citados até em documentos antigos. Durante a revolução industrial, o número de acidentes relacionados às atividades laborais aumentou consideravelmente, levando estes acidentes a se tornarem uma preocupação mundial. Em virtude do alto índice de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, começou a surgir no mundo à necessidade da criação de alguns modelos normativos para a gestão de saúde e segurança do trabalho no início do século passado. A importância de se cuidar da segurança e saúde do trabalhador vai muito além da obrigação legislativa. É também, da importância do empregador ter uma ética individual, social e empresarial, se baseando num código de conduta. O objetivo desta monografia é analisar as normas regulamentadoras de segurança do trabalho em uma empresa do setor automobilístico e industrial, através de um estudo de caso. O mesmo é realizado através de um checklist das normas regulamentadoras, que é aplicado em uma empresa do setor automobilístico e industrial, no seu setor de gerenciamento de resíduos. Onde, apresentam-se recomendações para a empresa se adequar às normas que atenderam parcialmente aos requisitos do estudo. As normas citadas são as NR 6 com a criação de um procedimento regular para fiscalização do uso do EPI, a NR 20 com a criação de uma evidência regular dos treinamentos e a NR 23 com a alteração da posição da compactadora de resíduos para desobstruir a saída de emergência e alteração da posição do extintor irregular para que não ultrapasse a marca de 1,60 m acima do piso. E por fim, recomenda-se como trabalho futuro, a realização de uma nova auditoria na empresa para a verificação se as mesmas estarão em conformidade.
Abstract: Accidents at work are historical facts cited even in old documents. During the industrial revolution, the number of accidents related to work activities has increased considerably, causing these accidents to become a worldwide concern. Due to the high rate of accidents and diseases related to work, the need to create some normative models for health and safety management at the beginning of the last century began to emerge in the world. The importance of taking care of workers' safety and health goes far beyond the legislative obligation. It is also of the importance of the employer to have an individual, social and business ethics, based on a code of conduct. The objective of this monograph is to analyze the norms of work safety in a company of the automobile and industrial sector, through a case study. The same is done through a checklist of regulatory standards, which is applied in an automotive and industrial company in its waste management sector. Where, recommendations are presented for the company to conform to standards that partially met the requirements of the study. The standards cited are NR 6 with the creation of a regular procedure to supervise the use of PPE, NR 20 with the creation of regular evidence of training and NR 23 with the change of position of the waste compactor to clear the exit And change the position of the irregular extinguisher so that it does not exceed the 1.60 m mark above the floor. And finally, it is recommended as future work, to carry out a new audit in the company to verify if they will be in compliance.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17514
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Segurança do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEST_XXXIV_2017_23.pdf476,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.