Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17499
Título: Panorama de riscos e agentes presentes em ambientes de trabalho em Curitiba e região
Autor(es): Vivan, Bruno Naej Sigal
Orientador(es): Catai, Rodrigo Eduardo
Palavras-chave: Estatística - Análises
Avaliação de riscos
Segurança do trabalho - Curitiba (PR)
Ergonomia
Statistics - Analysis
Risk assessment
Industrial safety - Curitiba (PR)
Human engineering
Data do documento: 22-Abr-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: VIVAN, Bruno Naej Sigal. Panorama de riscos e agentes presentes em ambientes de trabalho em Curitiba e região. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, 2019.
Resumo: Prevencionistas e Higienistas Ocupacionais frequentam ambientes de trabalho diariamente com o intuito de identificar potenciais riscos e agentes perigosos e, através de uma sólida gestão de segurança, reduzir a exposição dos colaboradores a estas fontes de acidentes e doenças do trabalho. O intuito desta monografia é analisar um banco de dados construído através das informações coletadas por estes profissionais e extrair estatísticas relevantes que nos ofereçam uma melhor perspectiva do ponto de vista de distribuição de riscos e agentes na região metropolitana de Curitiba. A metodologia empregada foi a de visitas técnicas em empresas na região, onde os riscos e agentes foram avaliados qualitativamente, assim como o grau de risco, o número de colaboradores e a área de atuação na indústria da empresa que foi visitada. Os resultados foram armazenados em um banco de dados que foi utilizado para obter estatísticas e elaborar visualizações que nos permitam enxergar como um todo a região estudada e os riscos presentes – por meio mapas de risco e gráficos de proporções – evidenciando os maiores riscos e os agentes mais representativos por ramo de atuação da indústria, com o intuito de colaborar para o desenvolvimento de programas de prevenção melhor direcionados e mais eficientes na mitigação de riscos em ambientes de trabalho.
Abstract: Occupational hygienists and workplace safety professionals frequently attend work environments aiming the identification of potential risks and dangerous agents and, by using workplace safety policies, reducing worker’s exposition to sources of accidents and occupational hazards. The intent of this monograph is to analyze a database built with the information collected by those professionals and obtain relevant statistics that allow us to see in perspective the distribution of risks and agents in the Curitiba metropolitan area. The database also holds information about the degree of risk, number of workers and the branch of activity of the visited companies, offering criteria which can be used to extract statistics and elaborate data visualization of the targeted region and the present risks with maps and charts. With that information in hand, we can better concentrate the efforts in companies of specific branches of activity and the most relevant agents, collaborating for workplace safety in a more efficient fashion.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17499
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Segurança do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEST_XXXVII_2019_08.pdf11,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.