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Título: Concepções sobre as relações entre ciência, tecnologia, inovação e o desenvolvimento no Proem do Câmpus Cornélio Procópio da UTFPR
Título(s) alternativo(s): Conceptions on the relations between science, technology, innovation and development in the Proem Campus Cornélio Procópio UTFPR
Autor(es): Santos, Josieli Soares dos
Orientador(es): Teixeira, Edival Sebastião
Palavras-chave: Ciência
Tecnologia
Inovações tecnológicas
Science
Technology
Technological innovations
Data do documento: 30-Jun-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: SANTOS, Josieli Soares dos. Concepções sobre as relações entre ciência, tecnologia, inovação e o desenvolvimento no proem do Câmpus Cornélio Procópio da UTFPR. 2016. 92 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016.
Resumo: A presente dissertação trata das concepções sobre as relações entre ciência, tecnologia, inovação, desenvolvimento e sociedade. Teve como objetivo analisar os modos como se concebem essas relações em documentos do Programa de Empreendedorismo e Inovação (Proem) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), bem como analisar as concepções acerca dessas relações na visão dos gestores e participantes do Programa no Câmpus Cornélio Procópio, lócus da pesquisa. Reconhece-se que os conceitos de ciência, de tecnologia, de inovação e de desenvolvimento são polissêmicos, de modo que variadas são as definições apresentadas por diferentes teóricos. Para a realização da pesquisa foram caracterizadas essas concepções em duas correntes, uma denominada como corrente tradicional ou conservadora, a qual tem como suporte as teorias clássicas, isto é, as que foram elaboradas por autores reconhecidos como clássicos, e a outra corrente, denominada como crítica, os conceitos que a sustenta são apresentados por autores reconhecidos como críticos, dentre os quais se situam os estudos Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Essa categorização balizou a análise de documentos do Proem e a análise das falas coletadas por meio de entrevistas feitas a três gestores do Proem e outros onze participantes do Programa. Como resultados da pesquisa, em geral, embora haja evidências nos documentos do Proem de uma preocupação social em relação ao seu papel junto à sociedade, observou-se que o Programa se apoia na visão tradicional e hegemônica sobre a temática. Na análise dos documentos, percebeu-se que concepções dispostas pelos estudos CTS se encontram presentes no que se refere ao conceito multidimensional do desenvolvimento. No entanto, nos textos analisados, em maior parte identificaram-se fortes indicativos do pensamento amparado pelo positivismo lógico, em proposições que remetem a questões mercadológicas, numa proposta de geração de uma cultura empreendedora pautada pelo desenvolvimento de inovações tecnológicas projetadas para que atendam e/ou induzam demandas de mercado, por meio de métodos produtivos para bens procurados. Quanto ao modo como os gestores e participantes do Proem no Câmpus Cornélio Procópio concebem a relação entre ciência, tecnologia, inovação, desenvolvimento e sociedade, igualmente identificou-se maior aproximação com a visão clássica, ainda que os entrevistados tenham apontado em muitos momentos de suas falas aparente preocupação com as questões sociais, parecendo conceber o desenvolvimento sob uma visão multidimensional como abarcam os estudos críticos CTS. Pelas concepções dos participantes da pesquisa, foi possível vincular o fortalecimento do conceito ligado ao modelo linear do desenvolvimento, em que quanto mais se gera ciência, mais se gera tecnologia, e mais tecnologia, por consequência, produz mais riqueza, que por sua vez, na visão schumpeteriana, é a base do bem-estar social.
Abstract: This dissertation deals with the conceptions of the relationship between science, technology, innovation, development and society. We aimed to analyze the ways to conceive these relations in documents of the Entrepreneurship and Innovation Programme (Proem) of the Federal Technological University of Paraná (UTFPR) and analyze the conceptions of these relations in view of managers and participants of the Program on Campus Cornélio Procópio, locus of research. It is recognized that the concepts of science, technology, innovation and development are polysemic, so varied are the definitions given by different theorists. For the research were characterized these conceptions into two streams, one called traditional or conservative current, which is supported by the classical theories, that is, those that were developed by authors recognized as classics, and the other current, referred to as critical concepts that sustains it are presented by authors recognized as critical, among which houses the Science studies, Technology and Society (CTS). This categorization buoyed analysis of Proem documents and analysis of the statements collected through interviews with three managers of Proem and eleven participants in the Program. As a result of the research, in general, although there is evidence in Proem documents of a social concern in relation to its role in society, it was observed that the program is based on the traditional and hegemonic view on the subject. In the documents analysis, it was noticed that the conceptions arranged CTS studies are present in relation to the multidimensional development concept. However, the texts analyzed, mostly were identified strong indications of thought supported by logical positivism, in propositions that refer to marketing issues, a proposal to generate an entrepreneurial culture guided by the development of technological innovations designed to meet and / or induce market demands, through production methods for popular goods. As for how managers and participants Proem in Campus Cornelius conceive the relationship between science, technology, innovation, development and society, also was identified closer to the classical view, although the respondents have pointed out many times in their speak apparent concern with social issues, like designing the development from a multidimensional view as cover critical studies CTS. The views of the participants, it was possible to link the strengthening of the concept connected to the linear model of development, in which the more it generates science, more is generated technology and more technology therefore produces more wealth, which in turn, the Schumpeterian view, is the basis of social welfare.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1748
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