Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17389
Título: Estudo comparativo entre lâmpadas fluorescentes tubulares T8 e tubulares de LED
Autor(es): Ferreira, Juliana Zandona
Orientador(es): Cerri, José Alberto
Palavras-chave: Lâmpadas - Comparação
Lâmpadas fluorescentes
Diodos emissores de luz
Lamps - Comparison
Fluorescent lamps
Light emitting diodes
Data do documento: 25-Abr-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FERREIRA, Juliana Zandona. Estudo comparativo entre lâmpadas fluorescentes tubulares T8 e tubulares de LED. 2014. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: O uso de lâmpadas de LED em projetos de iluminação artificial vem aumentando nos últimos anos e em muitos casos, já foi comprovada sua durabilidade, eficiência energética e luminosa em comparação com lâmpadas convencionais. Toda essa economia e maior durabilidade reduz os impactos ao meio ambiente, seja na redução da emissão de CO2 por kWh de energia gerada, seja por reduzir a quantidade de lixo ou pela ausência de elementos tóxicos a saúde humana e ao meio ambiente. No entanto, faltam estudos comparativos que comprovem a viabilidade da substituição de lâmpadas econômicas, como é o caso das fluorescentes tubulares T8, por tubulares do tipo LED. Este trabalho tem como objetivo comparar os dois tipos de lâmpadas, verificando o desempenho luminoso do LED e sua viabilidade econômica.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17389
Aparece nas coleções:CT - Construções Sustentáveis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CECONS_lll_2014_11.pdf2,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.