Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17207
Título: O espectador modelo para o diretor de arte no filme “O labirinto do fauno”
Título(s) alternativo(s): The model spectator for the art director in the film “Pan’s Labirynth”
Autor(es): Genari, Giuliana
Orientador(es): Souza, Maurini de
Palavras-chave: Direção de arte
Eco, Umberto, 1932-2016
Leitores - Reação crítica
Percepção visual
Art direction
Reader-response criticism
Visual perception
Data do documento: 14-Mai-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GENARI, Giuliana. O espectador modelo para o diretor de arte no filme “O labirinto do fauno”. 2018. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Cenografia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Esta monografia tem como principal objetivo discutir a relação entre o leitor-modelo e recepção artística (literária) sob a proposta teórica de Umberto Eco, em Seis Passeios Pelo Bosque da Ficção (1993), transpondo esses conceitos ao universo do cinema, com o espectador-modelo e direção de arte. Essa transposição utilizacomo corpus de pesquisa o filme O Labirinto do Fauno (2006), de Guillermo del Toro, que premiou Eugenio Caballero com o Oscar de Melhor Diretor de Arte. Sob a ótica dos temas descritos por Eco, traduzimos para a realidade do filme e exploramos os possíveis espectadores a que Caballero apontou, direta ou indiretamente, ao criar o conceito de arte do filme.
Abstract: The main objective of this research is to discuss the relationship between the model reader and artistic (literary) response under the theoretical proposal of Umberto Eco, in Six Walks Through the Forest in the Fiction.These concepts are applied to the universe of the cinema, with the model spectator and art direction. This transposition uses as a corpus of research the film Pan’s Labirynth, by Guillermo del Toro, which awarded Eugenio Caballero with the Oscar for Best Art Director. From the point of view of the themes described by Eco, we translated into the reality of the film and explored the possible spectators that Caballero pointed out, directly or indirectly, in creating of the concept of the art of the film.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17207
Aparece nas coleções:CT - Cenografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ CENOG_IV_2018_04.pdf705,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.