Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17166
Título: Controle da pressão em um sistema de nitretação por plasma
Autor(es): Braga, Alan Danilo Martins
Orientador(es): Stebel, Sergio Leandro
Palavras-chave: Plasma (Gases ionizados)
Pressão - Controle
Válvulas
Plasma (Ionized gases)
Pressure - Control
Valves
Data do documento: 25-Nov-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BRAGA, Alan Danilo Martins. Controle da pressão em um sistema de nitretação por plasma. 2014. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: Este trabalho apresenta uma solução para controlar a pressão em um sistema de nitretação por plasma. O controle é realizado através de uma válvula conectada entre a câmara e a bomba geradora de vácuo. A válvula manual existente na máquina foi adaptada para realizar o papel de elemento final de controle, para isso, foi empregado um motor de passo comandado por um sistema eletrônico de posicionamento. Foi empregado um controlador universal para o sistema de controle, a sintonia deste controlador foi realizada com base no método CHR. O desenvolvimento mecânico de adaptação da válvula, o desenvolvimento eletrônico do circuito posicionador, a identificação da função de transferência, a sintonia do controlador e os resultados obtidos são apresentados.
Abstract: This work presents a solution to pressure control in a plasma nitriding system. The control is made by a valve between the chamber and a vacuum pump, the original valve was improved to become automatic, in addition, an electronic circuit was designed, the transfer function was identified and the PID controller was tuned by the CHR method. The mechanical adaptation, the electronic design of the circuit to control the position of the valve and the PID tuning is presented.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17166
Aparece nas coleções:CT - Automação Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEAUT_V_2014_09.pdf1,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.