Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17164
Título: Estudo de um sistema de controle para um Manifold submarino de injeção
Autor(es): Noguchi, Alexandre
Orientador(es): Acosta, Simone Massulini
Palavras-chave: Automação
Topologia
Submarino
Automation
Topology
Submarines (Ships)
Data do documento: 11-Nov-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: NOGUCHI, Alexandre. Estudo de um sistema de controle para um Manifold submarino de injeção. 2014. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: Este trabalho analisa o sistema de controle de um manifold submarino de injeção de água e gás típico do pré-sal brasileiro, com foco na parte eletrônica e na topologia da distribuição elétrica. Na sequência é apresentada a proposta de uma nova topologia para a distribuição elétrica baseada na mudança do Módulo Eletrônico Submarino para um novo conceito de sistema eletrônico denominado neste trabalho de Sistema Eletrônico Submarino, que é uma tendência futura para o mercado de óleo e gás em águas ultraprofundas. A comparação entre os dois sistemas é realizada, enumerando-se as vantagens e desvantagens de cada sistema.
Abstract: This paper analyses the control system of a typical subsea water and gas injection manifold of Brazil’s pre-salt, focusing on its electronic part and on the topology of the electrical distribution. It is then showed a proposal for a new topology for the electrical distribution based on the change of the subsea electronic module into a new concept of electronics here called the Subsea Electronic System, which is a future technological tendency for the ultra-deep waters oil & gas market. A comparison is presented, showing the advantages and disadvantages of both systems.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17164
Aparece nas coleções:CT - Automação Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEAUT_V_2014_07.pdf2,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.