Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17140
Título: Desenvolvimento de um sistema de supervisão via web para reduzir o consumo de produtos químicos em uma linha de pintura de aços planos
Autor(es): Cardoso, José Eduardo
Orientador(es): Schneider, Guilherme Alceu
Palavras-chave: Supervisão
Serviços da Web
Pintura industrial
Pintura em metais
Processos químicos
Supervision
Web services
Painting, Industrial
Metals - Painting
Chemical processes
Data do documento: 17-Dez-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CARDOSO, José Eduardo. Desenvolvimento de um sistema de supervisão via web para reduzir o consumo de produtos químicos em uma linha de pintura de aços planos. 2012. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
Resumo: Este trabalho tem como tema principal o desenvolvimento de um sistema de supervisão Web na seção de tratamento químico de uma linha de pintura de aços planos. Primeiramente são apresentados o problema, a justificativa para o desenvolvimento e o objetivo do trabalho. Após são apresentados a fundamentação teórica sobre linha de pintura de aços planos, aplicações de internet ricas, sistema de gerenciamento de banco de dados e padrão OPC. Depois é detalhado o funcionamento da seção de tratamento químico, apresentado as variáveis de processo da seção, topologia da rede industrial atual e atividades de controle do operador. Na sequência são apresentadas as melhorias realizadas e por fim os resultados obtidos e conclusão.
Abstract: This paper has as main theme the development of a Web supervisory system for cleaning treatment section of a coil coating line. First of all, it will be presented the problem, the reason for the development and the objective of it. Then, it is presented the theoretic of coil coating line, rich internet access, system management database and OPC protocol. After that, the entire operation of cleaning section is detailed, process variables, the network topology and activities of operator. In the end the improvements are presented and finally the results and conclusion.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17140
Aparece nas coleções:CT - Automação Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEAUT_III_2012_05.pdf9,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.