Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16994
Título: O desenvolvimento da linguagem algébrica e suas contribuições para a sala de aula
Autor(es): Valenti, Patrícia
Orientador(es): Silva, Sara Coelho da
Palavras-chave: Álgebra - Estudo e ensino
Matemática
Algebra - Study and teaching
Mathematics
Data do documento: 2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: VALENTI, Patricia. O desenvolvimento da linguagem algébrica e suas contribuições para a sala de aula. 2011. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2011.
Resumo: Uma parcela considerável dos alunos entram na escola com o preconceito de que a disciplina de matemática é a mais difícil e, uma grande maioria torna este preconceito uma realidade, tendo dificuldades com a matemática. No objetivo de amenizar esta resistência dos alunos a esta disciplina há muitos pesquisadores investindo em métodos para transmitir o conteúdo de forma atraente. Nesse intuito surgem várias tendências matemáticas, entre elas a história da matemática. Mas para que se trabalhe com a história da matemática em sala de aula é necessário que o professor tenha conhecimento desta. Portanto, neste trabalho apresentaremos parte desta história, mais especificadamente traremos um pouco da história da álgebra para o conhecimento dos professores e, no final de cada sessão apontaremos algumas sugestõoes que podem ser utilizadas em sala de aula.
Abstract: A considerable parcel of students enter school with the prejudice that the discipline of math is the most difficult and, a large majority makes this prejudice a reality, having difficulties with math. In object of reduce this student resistance to this discipline there is many researchers investing in methods for convey the content of attractive form. In this intention appear several mathematical trends, between them the history of mathematics. But in order to work with the history of mathematics in the classroom is necessary that the teacher have knowledge of this. So, in this paper we present part of this story, more specifically we bring a little of history of algebra to the knowledge of teachers and at the end of each session we will point some suggestions that can be used in the classroom.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16994
Aparece nas coleções:CM - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CM_ESPMAT_I_2011_12.pdf405,69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.