Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16952
Título: Aplicação de pastilhas peltier para fabricação de hidromel
Título(s) alternativo(s): Application of peltier pellets for the production of mead
Autor(es): Bueno, Alisson Luiz
Daloski, Leandro Cesar
Almeida, Rafael Dalbello
Orientador(es): Paredes, Abraham Elias Ortega
Palavras-chave: Controle de temperatura
Arduino (Controlador programável)
Bebidas fermentadas
Temperature control
Arduino (Programmable controller)
Brewing
Data do documento: 6-Dez-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: BUENO, Alisson Luiz; DALOSKI, Leandro Cesar; ALMEIDA, Rafael Dalbello. Aplicação de pastilhas peltier para fabricação de hidromel. 2018. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Automação Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
Resumo: O presente trabalho foi proposto a fim de desenvolver uma ferramenta que auxilie o processo de fermentação de hidromel com temperatura controlada. Sendo que o mosto é fermentando por meio de uma reação exotérmica, a mesma libera o calor produzido, prejudicando algumas propriedades da levedura e deixando no produto final aromas não desejáveis. A proposta é utilizar pastilhas de Peltier em uma caixa com isolamento térmico e um Arduino para controle, a fim de produzir um fermentador de baixo custo, tendo como público alvo os produtores de “garagem”, que executam a prática por hobby.
Abstract: The present term paper was proposed in order to develop a tool that helps with the process of mead fermentation with temperature control. Keeping in mind that the wort fermentation is an exothermic reaction that liberates heat, harming some of the yeast properties, leaving on the final product some undesirable aromas. The idea is to use Peltier plates inside a thermal box been controlled by an Arduino controller, to produce a low-cost fermenter, having as target audience the “garage” producers that ferments mead as a hobby.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16952
Aparece nas coleções:PG - Tecnologia em Automação Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_COELE_2018_2_03.pdf1,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.